Durante a Operação Veraneio, o Corpo de Bombeiros Militar da Santa Catarina atua em diversas atividades de prevenção e conscientização em todo o Estado. Para jovens e crianças com idades entre oito e 12 anos, foi o criado o Projeto Golfinho, enquanto para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida existe o Praia Acessível em alguns pontos do litoral. Pois os dois projetos se encontraram em Balneário Rincão nesta semana.

Na manhã dessa quarta-feira, as atividades educativas para prevenir afogamentos em piscinas, rios, lagos e praias, aulas gratuitas com instruções de prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente, junto com a acessibilidade, beneficiaram alunos da Apae de Criciúma.

A ação será repetida ainda na manhã desta quinta-feira para o mesmo público. Já os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) foram contemplados no período vespertino, com as atividades estendendo-se ainda nesta quinta e na sexta-feira à tarde.

“Já temos o Projeto Golfinho realizado na nossa área, que é Balneário Rincão, desde novembro. Iniciamos nos colégios, antes da temporada, e depois em alguns pontos específicos, repassando às crianças informações sobre o serviço dos guarda-vidas, as sinalizações e os perigos do mar, noções de meio ambiente e cidadania, como a limpeza da praia”, conta o tenente Arthur Silveira Júnior, do Corpo de Bombeiros de Içara.

“Temos também o Praia Acessível, com as cadeiras flutuantes que permitem o banho de mar de forma segura e funciona no posto ao lado da Plataforma Norte. E esta semana, estamos dando uma abrangência maior aos dois projetos, atendendo a Apae e a AMA”, segue o militar.

 

Turmas

 

Segundo ele, os alunos são divididos em grupos com 30 participantes, a exemplo do que acontece normalmente com as outras turmas formadas ao longo da temporada. “Sempre trabalhamos com 30, no máximo 40 crianças, para que se consiga passar as informações a todas”, justifica Silveira.

Ele explica que as turmas são montadas semanal ou quinzenalmente, de acordo com a demanda – interessados devem procurar os postos de guarda-vidas para se inscrever. Para este domingo, já há um grupo formado, que vai ter aulas a partir das 9 horas no posto 8.

As aulas serão aplicadas durante a Operação Veraneio em todo o litoral catarinense e também na região Oeste, devido ao aumento de ocorrências de afogamento em água doce. O projeto comemorou 20 anos de criação em 2018 e certificou cerca de 35 mil alunos no Estado somente no último ano.

 

Mais atividades

 

O tenente Arthur Silveira Júnior lembra que o Corpo de Bombeiros de Içara participa de outras ações preventivas, como a blitz educativa realizada pela Equipe Multi-Institucional nessa quarta-feira.

A ação será repetida neste sábado, entre 10 e 12 horas, no Acesso Norte (no início da avenida Leoberto Leal) e também no Acesso Sul, onde haverá barreiras da Polícia Miliar para que os voluntários entreguem o material informativo, por exemplo, de como evitar acidentes na água. No sábado à tarde, a corporação também fará parte do passeio ciclístico.