Sul está mobilizado

Faltaram cadeiras no auditório Jayme Zanatta, da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), para atender a expressiva presença de lideranças dos onze municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), em seu primeiro encontro com deputados da região eleitos em 2018. Em seu depoimento, o presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), deputado estadual Júlio Garcia foi um dos que expressou sua surpresa afirmando que “para uma segunda-feira, às duas horas da tarde, não é tarefa fácil “ uma reunião de tanta gente que deixou seus afazeres para discutir os destinos da região. Uma plateia atenta ouviu o presidente da Amrec, prefeito Clésio Salvaro, elencar as prioridades da região e o apoio que precisavam dos deputados. Sincero, o deputado estadual Jessé Lopes disse que “quem tem a caneta nas mãos não somos nós”, mas ressalvou a importância desta união de forças para pressionar o governo no atendimento das reivindicações.

União dos esforços

Já a deputada estadual  Ada Faraco de Lucca  afirmou que “as bandeiras políticas e ideológicas foram enroladas” para unirem esforços e partirem para a ação.  Na verdade, Ada falou com a autoridade de quem está em seu quarto mandato de deputada estadual e foi Secretária da Estado da Justiça e Cidadania por dois mandatos. “Foi percorrendo o Estado que vi a união deles”, disse Ada, destacando que vai fazer a diferença esta união também aqui no Sul. Este encontro aconteceu dia 15 de abril, às 14 horas. Os convites partiram da ACIC e da Amrec e contou com a presença de todos os oito deputados estaduais da região Sul e do deputado federal Ricardo Guidi.

Não é consenso

Apesar de já definida a área de construção do novo Centro Administrativo de Içara, no mesmo local onde é hoje, não é consenso. Os argumentos indicam que deveria ser em outro terreno do município, com mais espaço, saindo do centro da cidade e criando novas áreas. Em um centrinho já congestionado em áreas para estacionamento e uma cidade em franca expansão e crescimento, o mais adequado seria expandir para um novo espaço, argumentam.

EXPRESSAS

  • FACISC  realiza sua plenária em Içara no dia 22 de abril, com a presença do Secretário  do Estado de Desenvolvimento Sustentável, Lucas Esmeraldino. Às 19 horas, na Cantina Montalccino.
  • PLANO de Desenvolvimento Regional desponta como uma das prioridades principais que a região precisa definir.
  • PRIMEIRO Encontro dos Amigos da RCE já está com mais de meia centena de presenças confirmadas. Será nesse sábado, 20, ao meio-dia, no Bar do Sandro, próximo ao Museu Augusto Casagrande. Sandro foi sonoplasta da RCE.
  • THE PLATTERS é a atração de 11 de maio no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis.
  • CARAVAGGIO recebe a 68ª. Romaria e Festa em honra a Nossa Senhora, de 17 a 26 de maio. É a mais importante atração turístico-religiosa da região.

Disseram: “Centro de Inovação Tecnológica é uma nova matriz econômica para a região”. Moacir Dagostim, presidente da ACIC de Criciúma.

Número: 945 mil habitantes estão na região Sul, reunindo de Imbituba a Passo de Torres os 45 municípios das regiões da Amurel, Amrec e Amesc

 

Prefeito Murialdo Gastaldon e empresário Anselmo Freitas marcando presença na bancada de Içara.
Deputada Estadual Ada Faraco de Lucca e prefeito Clésio Salvaro.
Diretor da Amrec Acélio Casagrande, Deputado Federal Ricardo Guidi e presidente da ACIC Moacir Dagostim.

Joice Quadros – Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Pós-graduanda em Direito Público. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias.