Julgamento na pauta

O deputado federal Daniel Freitas disse ontem (1º), durante entrevista à Rádio Cidade, que o início do julgamento de Jair Bolsonaro é um “grande teatro”. “É muito triste ver nosso grande líder, que já está em prisão domiciliar, passar tanta humilhação. Sabemos que a perseguição é enorme, estamos sofrendo junto com ele essa perseguição. Vamos ver um julgamento político e já sabemos o final desta história. O mundo vai acompanhar. O Eduardo Bolsonaro vai acompanhar nos Estados Unidos, junto com o Trump. A tendência é que o processo finalize com a condenação do presidente por um golpe que não existiu”. Durante a entrevista, Freitas disse que ainda é cedo para falar de 2026, mas admitiu que é preciso organizar os pensamentos e os candidatos para o ano que vem. “Uma guerra não se vence em uma só batalha. Vamos aguardar e, se Deus quiser, uma luz vai nos orientar para que possamos ter paz no nosso Brasil”. Freitas também avaliou o nome de Carlos Bolsonaro para disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina. “O Valdemar Costa Neto fez ampla defesa do nome do vereador. Sabemos que o nome da deputada Carol de Toni está cotado para disputar esta vaga. Cabe ao governador Jorginho Mello fazer o jogo da composição trazendo o União Progressistas via Esperidião Amin. Vamos esperar se assim for a vontade do Valdemar da Costa Neto e do Jorginho Mello”.

Patrocínio

Criciúma efetivou ontem (1º) a parceria de patrocínio com o Criciúma, repassando 500 mil ao Tigre. O contrato foi a alternativa encontrada pela prefeitura de Criciúma para suprir o pedido de isenção de IPTU que o clube havia feito e que foi tema de polêmica no Legislativo de Criciúma e na cidade recentemente.

Novo capítulo

A conclusão do inquérito policial sobre supostas irregularidades na cooperativa de Içara abre um novo capítulo sobre o tema. O conselho fiscal da entidade já avisou que pretende pedir ao presidente que se afaste voluntariamente do cargo enquanto o processo de apuração segue. Já o presidente da cooperativa apresentou a sua versão para o processo. “Em relação às notícias veiculadas a respeito da decisão proferida pelo Poder Judiciário, que recebeu a denúncia no tocante à minha gestão à frente da Cooperaliança, informo que tomei conhecimento com serenidade e respeito, da mesma maneira que recebi a informação de que foi indeferido, pela segunda vez, o pedido para o meu afastamento da presidência da cooperativa, a qual seguirei exercendo pautado na seriedade e responsabilidade que o cargo exige. Reitero que confio nas instituições do Poder Judiciário e Ministério Público e reafirmo a retidão de minha conduta tanto pessoal quanto profissional à frente desta cooperativa, tanto é verdade que muitos dos fatos investigados já foram objeto de promoção de arquivamento pelo MPSC. Por fim, informo que meus advogados já estão elaborando minha defesa e que, no decorrer da instrução processual, ficará provado, dentro dos princípios da ampla defesa e do contraditório, a minha inocência frente às acusações.”

Reagindo

Santa Catarina puxou a fila do consumo no primeiro semestre de 2025. O Estado registrou alta de 7,2% nas vendas em supermercados e hipermercados, segundo o IBGE — mais que o triplo da média nacional, de 1,8%. O desempenho foi o maior entre os 12 estados pesquisados, superando Rio Grande do Sul (4,8%), Paraná (2,3%) e São Paulo (0,8%). Com a menor taxa de desemprego do país e rendimento médio entre os maiores do Brasil, o governador Jorginho Mello (PL) comemorou o resultado. “Santa Catarina é um dos estados mais competitivos do Brasil e, por isso, tem atraído negócios, investimentos e empregos”, disse o governador. Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o movimento reflete o bolso do catarinense: “Temos a menor taxa de desemprego do país. Os catarinenses estão com mais dinheiro na mão, dispostos a consumir”.

Avançando

A segunda etapa das obras do Parque Linear começa nesta segunda-feira (1) com a interdição da Avenida Celeste Recco, entre a esquina da Rua Prefeito Virgínio Maccari e a passagem em nível da Rua Esperança Sartor Gugliemi, perto da Escola Princesa Isabel. No trecho, será feita a drenagem. A via será liberada sempre que não houver trabalhos, mas o estacionamento seguirá bloqueado. O Demutran fará a sinalização e orienta motoristas a usar a Rua XV de Novembro como rota alternativa. Segundo o secretário de Infraestrutura, Marcioney José Garcia, a interdição é necessária para garantir a qualidade da obra, que deve se tornar o maior equipamento público do município.

Setembro Verde em SC

Santa Catarina lidera o país em doação de órgãos. Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (Abto), o Estado registrou 42,4 doadores por milhão de habitantes no primeiro semestre de 2025 — mais que o dobro da média nacional (19,5 pmp). Outro destaque é a baixa taxa de recusa familiar: 28,4% contra 45% no Brasil. De janeiro a julho, a Central Estadual de Transplantes recebeu 450 notificações de potenciais doadores, com 207 confirmações efetivas (52,3 pmp em casos de morte encefálica). “O povo catarinense demonstra sua solidariedade. É um trabalho de união entre população, Estado e profissionais de saúde”, disse o governador Jorginho Mello.