Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai vai receber o Prêmio Fecam 2025 pela prática de excelência na categoria educação, inclusão e acessibilidade
Içara
A educação pública municipal de Içara soma outra conquista. Desta vez, o Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai vai receber o Prêmio Fecam 2025 pela prática de excelência na categoria educação, inclusão e acessibilidade. A entrega acontecerá na 4ª edição do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac/SC), na próxima semana, em Balneário Camboriú.
O Centro de Atendimento ao Estudante é uma política pública da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. E, de acordo com a secretária Nerilda Vandir Felisberto, consolidou-se como referência estadual ao garantir que estudantes, com deficiência ou dificuldades significativas de aprendizagem, tenham acesso a materiais pedagógicos adaptados, personalizados e acessíveis. “É um trabalho que une rigor técnico, criatividade e, sobretudo, afeto”, destaca.
Como tudo começou – Nerilda resgata que o núcleo existe desde 2016, mas foi em 2023 que ganhou novo fôlego e estrutura, o prédio que leva o nome da saudosa professora Cacilda Dajori Possamai. “Desde então, o CAE passou a atuar com uma equipe multiprofissional formada por pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos. O que fortaleceu a rede de apoio às escolas do município”, acrescenta a secretária.
Ela ainda contabiliza que, de 2023 até agora, mais de 280 estudantes já foram atendidos com materiais adaptados. Eles utilizam livros sensoriais, jogos inclusivos e pranchas de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) produzidos a partir de materiais simples – como o feltro, tecido, jeans, papelão e velcro – que são transformados em recursos potentes para o aprendizado.
“Mas, mais do que entregar materiais, o centro atua, em parceria com os professores e famílias, para promover uma inclusão real, contínua e efetiva”, enfatiza Nerilda, explicando que o processo vai da solicitação online das escolas à entrega de recursos personalizados, sempre acompanhados de orientações para o uso pedagógico. “Porque equidade não é tratar todos igualmente, mas dar a cada um o que precisa.”
Já a prefeita Dalvania Cardoso faz questão de enaltecer que o modelo içarense é reconhecido por dialogar diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 10 – Redução das Desigualdades) e, por isso, já atraiu visitas de outros municípios interessados em replicar a experiência. “Então, o Prêmio Fecam 2025 confirma que o nosso Centro de Atendimento ao Estudante Professora Cacilda Dajori Possamai é exemplo de política pública inclusiva que une inovação, cuidado e humanidade e deveria servir como inspiração para toda Santa Catarina e, também, ao Brasil”, finaliza a chefe do poder executivo.