Solidariedade na confecção de fraldas em Içara

91

Muitas vezes, o preço e a dificuldade de encontrar a fralda correta e de qualidade, dificulta que as pessoas mais carentes tenham acesso a esse produto. Por conta disso, um projeto desenvolvido no departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) de Içara, contribui para que famílias içarenses, recebam um material de qualidade.

Atualmente, oito voluntárias auxiliam na produção das fraldas, que são destinadas as famílias por meio de cadastro junto às secretarias de Assistência Social e Saúde. “É um serviço que possibilita que as famílias recebam um bom material que são feitas com muito carinho pelas voluntárias”, comentou a presidente da FAI, Ceneli de Freitas Gastaldon.

Atualmente, as voluntárias contam uma máquina para a confecção das fraldas, o que garante a produção mensal de sete mil fraldas, longe dos 25 mil, que seriam necessários para atender todo o município.

São 205 fraldas produzidas por hora, onde a máquina faz, mas que há a necessidade de fazer cortes, com moldes, além da dobragem. “Atualmente são 200 acamados em Içara e a produção se torna mais barata e ajuda também as secretarias de Assistência Social e Saúde”, completou Ceneli.

As monitoras dos clubes de mães também atuam na produção, mas o número de voluntárias ainda é baixo.  Quem tiver interesse em participar do processo de fabricação de fraldas pode procurar a FAI de segunda a sexta-feira das 8h às 17h ou pelo telefone (48) 3431-3575. O trabalho voluntário pode ser realizado de acordo com a disponibilidade do interessado.