Estado avança em capital humano e mercado, reduz distância para São Paulo no ranking nacional

Da Redação

Santa Catarina manteve a posição de estado mais seguro do Brasil e conquistou avanços em diferentes áreas no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado na quarta-feira (27). A pesquisa coloca o estado na 2ª posição geral do país, atrás apenas de São Paulo, com destaque também para a liderança nacional no pilar de capital humano e para os avanços em mercado e pesquisa científica.

Segundo o levantamento, Santa Catarina alcançou nota máxima em segurança pública, ficando à frente do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul. O pilar da segurança recebe o maior peso entre os dez analisados no ranking, sendo formado por 11 indicadores que abrangem desde segurança pessoal e patrimonial até taxas de feminicídio, mortalidade no trânsito e atuação do sistema de justiça criminal.

O estado também manteve a primeira posição nacional em capital humano, que avalia a qualificação e disponibilidade da força de trabalho. Entre os indicadores considerados estão produtividade, escolaridade, inserção de jovens no mercado, desocupação de longo prazo, custo da mão de obra e percentual da população economicamente ativa com ensino superior.

Outro resultado apontado pelo ranking foi a 2ª colocação de Santa Catarina no pilar de pesquisa e desenvolvimento, duas posições acima em relação ao levantamento anterior. Esse item considera patentes registradas, bolsas de mestrado e doutorado, estrutura de apoio científico e desempenho de empresas de alto crescimento.

O maior avanço ocorreu no pilar de mercado, em que o estado passou da 10ª para a 3ª posição em um ano. O item mede fatores como crescimento populacional, expansão da força de trabalho, crédito disponível, comprometimento de renda das famílias e índices de inadimplência.

“Santa Catarina segue em destaque e cada vez mais próxima de São Paulo, para assumirmos o primeiro lugar nacional. Em 2021, a diferença de nota entre os dois estados era de 4,2 pontos. Agora, caiu para apenas 1,4 ponto”, disse o governador Jorginho Mello.

O secretário de planejamento, Fabrício Oliveira, afirmou que “em Santa Catarina, segurança, desenvolvimento socioeconômico e competitividade caminham juntos. Firmamos, mais uma vez, nossa posição como estado mais seguro do Brasil. Além disso, avançamos em pilares estratégicos, como potencial de mercado, o que reforça a força do nosso ambiente econômico e a qualidade do nosso capital humano”.

Na edição de 2025, Florianópolis foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil pelo terceiro ano seguido. Também ficaram entre as 50 primeiras Jaraguá do Sul, Blumenau, São Bento do Sul, Criciúma, Balneário Camboriú e Joinville.

Criado em 2011, o Ranking de Competitividade dos Estados é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria. O estudo avalia as 27 unidades da federação em dez pilares, incluindo infraestrutura, educação, solidez fiscal e sustentabilidade ambiental.

A região Sul concentra três dos cinco primeiros colocados no ranking geral: Santa Catarina em 2º, Paraná em 3º e Rio Grande do Sul em 5º. O Distrito Federal ficou em 4º lugar. Na outra ponta, Amapá, Acre, Pará, Roraima e Maranhão ocupam as últimas posições.