Levantamento contratado pela Via Gastronômica mapeia perfil, preferências e tendências do público para nortear ações e investimentos do setor
Criciúma
Um retrato detalhado dos hábitos de consumo fora do lar em Criciúma agora está à disposição dos empreendedores do setor gastronômico, que fazem parte do Projeto Setorial do Sebrae-SC em parceria com a Via Gastronômica de Criciúma e Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A pesquisa, contratada pela Via Gastronômica e executada pelo Observatório de Negócios do Sebrae-SC, ouviu 400 consumidores da cidade e mapeou desde o perfil socioeconômico até preferências de alimentação, critérios de escolha e tendências de comportamento.
O estudo possui respostas essenciais para quem atua ou pretende ingressar no segmento. “Identificamos quem consome, quais as preferências, a experiência com delivery, o que pesa na decisão de escolha de um restaurante, lanchonete ou fast food, além de hábitos diferenciados, como os de veganos e vegetarianos”, detalha o analista técnico do Observatório de Negócios do Sebrae-SC, Claudio Ferreira.
“O levantamento permite alinhar serviços às expectativas dos clientes, corrigir pontos que podem passar despercebidos e identificar oportunidades. Também ajuda a repensar a estratégia de comunicação e os investimentos, ao considerar as diferenças entre faixas etárias, gêneros e classes sociais”, afirma Ferreira.
Metodologia e confiabilidade
O levantamento foi realizado nas principais ruas de Criciúma, com entrevistas, sendo que a amostra foi distribuída proporcionalmente para garantir representatividade em relação a gênero, idade e classe social.
“É importante que os empreendedores analisem os dados para que isso retroalimente o projeto. As evidências apresentadas devem se transformar em ações coletivas ou individuais para nortear nosso trabalho.”
O momento é estratégico para o Sebrae, que está elaborando o orçamento de 2026. “Essa é a hora de avaliar o que deu certo e continuar fazendo, para que possamos seguir juntos na parceria”, acrescenta Guze.
Impacto para o setor
Com as informações em mãos, a expectativa é que bares, restaurantes e novos empreendimentos consigam se posicionar de forma mais estratégica, ampliando a qualidade, a inovação e a competitividade da gastronomia criciumense.
“A partir dos dados da pesquisa, nós conseguimos nos nortear. São números precisos a respeito da alimentação fora do lar que nos ajudam a direcionar os próximos passos com o desenvolvimento de ações e decisões baseadas naquilo que realmente está acontecendo. Isso aumenta nossa assertividade e nos dá mais segurança para investir e inovar”, salienta o presidente da Via Gastronômica, Guilherme Pelegrini.
Para a analista técnica do Sebrae, Elisandra Bernardi, os resultados são um guia valioso que apresenta um retrato importante sobre o comportamento e as preferências do consumidor de bares e restaurantes em Criciúma. “Esses dados permitem que empresários e empreendedores entendam melhor seu público, identifiquem tendências e ajustem seus produtos e serviços para atender de forma mais assertiva às expectativas dos clientes. É um passo fundamental para fortalecer o setor, gerar mais competitividade e oferecer experiências gastronômicas cada vez mais alinhadas com o que o consumidor busca”, cita.