STF autoriza intimação de Júlia

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a Polícia Federal a intimar a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) para explicar uma postagem nas redes sociais que alguns membros do PT entenderam como uma ameaça ao presidente Lula. Em 17 de março, Zanatta postou uma foto segurando uma arma de fogo e fazendo referência a Lula. Na imagem, ela usava uma camiseta com a frase “come and take it” (“venha e pegue”) e mostrava uma mão com quatro dedos atingida por três disparos. A postagem também criticava as restrições do governo Lula ao acesso a armas. A decisão de André Mendonça, assinada em 16 de novembro, dá à Polícia Federal 15 dias para chamar Zanatta para depor e esclarecer a situação. No entanto, a deputada não é obrigada a depor, de acordo com o que o ministro decidiu. A decisão foi tomada em resposta a um pedido da Procuradoria-Geral da República.

Cortina de Fumaça

Alvo de críticas pelo reembolso de diárias de um hotel em Xanxerê, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) emitiu uma nota na sexta-feira e classificou o caso como uma cortina de fumaça. Em setembro, Júlia foi ao Oeste do Estado para participar do casamento da colega de parlamento e partido, Caroline de Toni. A criciumense se deslocou com o marido e em seguida pediu à Câmara para que reembolsasse os R$ 780 gastos com a diária. Ela alega que o reembolso respeita a legislação, já que ela também cumpriu ações parlamentares na região. Na postagem, a deputada afirma que tudo não passa de uma cortina de fumaça. Confira: Imagino a reunião. Como fazer para diminuir a repercussão do pagamento do governo Lula para a “dama do tráfico”? Mais de R$ 6 mil pagos para a esposa do líder do Comando Vermelho viajar para Brasília e participar de reuniões sobre direitos humanos. Ah! Já sei! Vamos pegar uma viagem de começo de setembro para parecer que a deputada Júlia Zanatta fez mau uso do dinheiro público! Meu crime? Trabalhar!

MDB

Depois de definir a vereadora Carla Souza como a candidata do partido na eleição do ano que vem, o MDB de Içara começa a trabalhar agora na reformulação da legenda, fortalecendo a presença do “15” nas comunidades. A primeira ação foi realizada no bairro Sanga Funda, e segundo o presidente Max Mello, deve se repetir por todo o município. “Essa é uma ação muito importante e que já começou em um clima muito bom. Fizemos na quinta-feira nosso primeiro encontro nos bairros. Começamos pelo bairro Sanga Funda e vamos realizar novos encontros ainda neste mês e também no mês de dezembro. É algo que vai ser reforçado a partir do ano que vem. Vamos ouvir as comunidades, nossas lideranças para moldar o plano de governo que pretendemos apresentar à sociedade”, explica Mello.

No comando

O vice-prefeito de Içara, Jandir Soratto, é o novo presidente do Partido Progressista no município. A eleição foi na quinta-feira, e Jandir foi escolhido por unanimidade. A escolha afasta de vez as especulações de que ele poderia mudar de partido de olho nas próximas eleições. O vice-prefeito também segue sendo o preferido para seguir ao lado de Dalvania Cardoso na disputa do ano que vem.

Inauguração

O governo de Içara deve inaugurar oficialmente em fevereiro a obra da nova Unidade de Saúde do bairro Tereza Cristina. A informação é da prefeita Dalvania Cardoso. Durante entrevista ao Microfone Aberto no Estúdio da Massa FM na sexta-feira, ela também falou sobre o andamento de outras obras na cidade. Segundo a prefeita, as ações, principalmente de pavimentação, estão andando em ritmo mais lento do que o esperado em função das condições climáticas.