Rio na pauta
Na próxima semana, o vereador Gelson Possamai estará representando o município de Içara em reunião com a Defesa Civil do Estado. O encontro terá como pauta principal a apresentação e o encaminhamento de um projeto para o desassoreamento e a limpeza do Rio Urussanga, ação considerada essencial para a prevenção de enchentes e a preservação ambiental na região.
O objetivo é buscar apoio técnico e institucional para viabilizar a execução do projeto, que tem impacto direto na segurança e qualidade de vida das comunidades próximas ao curso do rio. Segundo o vereador, a proposta também visa fortalecer o diálogo entre o município e o Estado em ações conjuntas de prevenção e mitigação de riscos.
“A defesa e a recuperação do Rio Urussanga são urgentes e prioritárias. Precisamos de ações concretas para garantir que os problemas recorrentes de alagamentos e degradação ambiental sejam enfrentados com responsabilidade e planejamento”, destacou Possamai.
Reconhecimento
Pelo terceiro ciclo consecutivo, Criciúma recebeu o reconhecimento máximo na aplicação do Instrumento de Maturidade da Governança e da Gestão (IMGG 100), do governo federal, alcançando a categoria Bronze 4, com 88,72 pontos. A certificação é concedida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e reconhece administrações que atuam com transparência, eficiência e foco no cidadão.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, a conquista demonstra comprometimento com a gestão pública. “Esse reconhecimento não é apenas um título, é a confirmação de que Criciúma construiu uma forma de governar que gera resultados. Por três ciclos seguidos, mostramos que é possível manter um padrão de excelência, com transparência, planejamento e responsabilidade. Isso significa que cada política pública, cada projeto e cada serviço prestado ao cidadão tem por trás um trabalho sério, de equipe, que pensa no hoje, mas também no futuro da cidade”, ressaltou.
Sem choro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou novamente, nesta quinta-feira (14), o tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump a exportações brasileiras aos Estados Unidos. Lula disse que não vai “ficar chorando, rastejando” e reiterou que vai procurar outros países para abrir novos mercados a produtos brasileiros.
Parceiro ruim
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil é um “péssimo parceiro comercial” e chamou o processo contra o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro de “execução política”. As declarações foram dadas na Casa Branca nesta quinta-feira (14). Ao ser questionado sobre as tarifas aplicadas a países da América Latina e à aproximação deles com a China após a medida, Trump afirmou que não está preocupado e voltou a criticar o Brasil.
Sem anistia
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou à GloboNews que não irá ceder à chantagem de pautar o projeto da anistia, proposto pela oposição durante a ocupação do Plenário na semana passada. Segundo Motta, havendo maioria no Colégio de Líderes para votar a proposta (PL 2858/22), o tema poderá ir ao Plenário.
Motta reforçou que não irá negociar as prerrogativas de presidente e lembrou que as exigências da oposição para desocupar a mesa não entraram na pauta desta semana.
Homenagens
A Câmara de Vereadores de Içara divulgou a lista dos agraciados com o Título Honorário de 2025, concedido a personalidades que se destacam por contribuições relevantes ao município.
Serão homenageados: Andréa Cristina Pavei Soares; Cleone Katia Conterno Mussini; Esperidião Amin Helou Filho; Felippe Luiz Collaço; Fernanda Guglielmi Faustini Sonego; Geovânia de Sá; Jacinto Inácio Flach; João Raimundo Colombo; Julia Pedroso Zanatta; Julio Cesar Garcia; Lucas Lemos Serafim; Mara Rúbia Maria Modolon Lima; Paulo Roberto Brígido; Rose Margareth Reynaud Mayr; e Sílvio João Viana.
A sessão solene de entrega está prevista para ocorrer neste semestre, em data a ser confirmada pelo Legislativo içarense.
Economia Criativa
A Economia Criativa registrou 180 mil trabalhadores formais em Santa Catarina em maio de 2025. O setor cresceu 30,27% entre dezembro de 2020 e maio de 2025, incluindo atividades ligadas à cultura, gastronomia, tecnologia da informação, audiovisual, design, moda, publicidade, pesquisa e desenvolvimento.
Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Estado do Planejamento lançou a 6ª edição do Informativo Mensal do Emprego, com dados do Novo Caged. O secretário Fabrício Oliveira reforçou o papel estratégico da Economia Criativa e projetou seu potencial de crescimento no Estado.