Exames acelerados
Reformulado no início do ano, o programa Limpa Fila, da Secretaria de Saúde de Criciúma, já garantiu a entrega de mais de seis mil exames à população. Em uma única ação, cerca de 600 procedimentos foram realizados — reflexo do novo ritmo imposto pela gestão de Acélio Casagrande. A iniciativa, que mira a redução das longas filas por diagnósticos na rede pública, ganhou tração com o reforço técnico e administrativo. “Estamos avançando com responsabilidade e eficiência para atender quem mais precisa”, afirma o secretário. A saúde de Içara não reinventou a roda; muitas prefeituras têm adotado ações semelhantes. Mas a verdade é que a medida tem evitado que o tempo de espera aumente, em especial naquelas especialidades onde os atendimentos são mais escassos. “Isso faz com que o problema, que é crônico, não se torne algo grave. Isso garante qualidade de vida para a população”, defende Casagrande.
Reencontro
Direto da comunidade de Peroba, no interior de Sombrio, o médico Domingos Valentim Simon e o vereador Neri Xavier se reencontraram durante a sessão da Câmara de Criciúma, na segunda-feira (21). Conterrâneos, registraram o momento durante a homenagem à URC Diagnósticos — clínica da qual Domingos é um dos fundadores. Com 35 anos de atuação completados em 2025, a URC recebeu Moção de Aplausos proposta por Ademir Honorato (PL), aprovada por unanimidade no plenário.
Abigeato na pauta
Preocupado com o avanço dos furtos de gado em Içara, o vereador Da Rolt (PL) convocou uma reunião com autoridades para o próximo dia 30, às 17h, na Câmara Municipal. O encontro deve reunir representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e lideranças políticas de Içara, Balneário Rincão e Morro da Fumaça. Segundo o parlamentar, pequenos produtores vêm acumulando prejuízos com os crimes — inclusive, um novo caso foi registrado na semana passada. “Os agricultores não aguentam mais”, alertou. O assunto já havia sido antecipado na última semana na coluna.
Fechado
A Prefeitura de Criciúma interditará, a partir desta quarta-feira (23), a Rua Miguel Patrício de Souza, no bairro São Luiz. O bloqueio vai até 22 de agosto e é necessário para as obras do Binário III, que prevê a duplicação da avenida Imigrantes Poloneses e a construção de um viaduto com 270 metros de extensão e quatro faixas de rolamento. Com investimento de R\$ 30 milhões dentro do programa Fonplata II, o projeto promete transformar a mobilidade urbana da cidade. “Pedimos a compreensão da população”, disse o secretário Cláudio Rosso Netto. A obra deve ser concluída em até 720 dias.
Novo Caps 24h em Criciúma
Criciúma deu início à construção de um novo Caps III, no bairro Próspera, com funcionamento 24h por dia, inclusive em fins de semana e feriados. A estrutura contará com cinco leitos de acolhimento e 721 m² de área, incluindo consultórios, salas terapêuticas, espaços de convivência e área administrativa. Com investimento de R$ 2,5 milhões do Fundo Municipal de Saúde, o serviço substituirá a atual unidade do Centro. “Será um espaço moderno, acessível e acolhedor”, diz o secretário Deivid Floriano. A proposta é fortalecer a rede de atenção psicossocial com atendimento aberto à comunidade e equipe multiprofissional.
Limpa fios
A poluição visual e os riscos causados por fios soltos e obsoletos nos postes do bairro Aurora, em Içara, serão tema de reunião com a Celesc no próximo dia 29, às 16h30, na Câmara Municipal. A pauta foi levantada pelo vereador Charles Cargnin (PL), após moradores relatarem quedas de energia e acidentes causados por cabos fora do padrão. “Na semana passada, um caminhão enroscou em fios abandonados e derrubou um poste”, afirmou o parlamentar. A expectativa é que a Celesc replique no bairro a operação de limpeza já agendada pela Cooperaliança para o centro da cidade, a partir de 5 de setembro.