Nova temporada inclui espaço sensorial para crianças com TEA e passará por cinco cidades catarinenses até dezembro

Içara

O espetáculo “Sementes do Futuro”, apresentado pelo Palhaço Biriba, inicia nova temporada de apresentações a partir deste mês até dezembro em municípios de Santa Catarina, com sessões gratuitas voltadas a estudantes da educação infantil ao 9º ano. A iniciativa busca promover a conscientização ambiental por meio da linguagem teatral e, em 2025, trará como novidade o Espaço do Carinho, voltado ao acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A temporada começa por Içara, com apresentações nesta quarta-feira (2) e no dia 17 de julho, e seguirá por Urussanga, Jacinto Machado, Meleiro e São Ludgero. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), conta com apoio de empresas como Strawplast, Copaza, Concretar, Copobras, Monferrato e Investir Soluções Financeiras, via dedução do Imposto de Renda.

Aberto a redes municipais, estaduais e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o espetáculo trata de temas como reciclagem, coleta seletiva, uso consciente de recursos naturais e valorização de profissões. “Mais do que divertir, o espetáculo quer ajudar as crianças a entenderem a importância de cuidar do meio ambiente e como nossas escolhas do dia a dia fazem diferença no futuro do planeta. De forma leve e divertida, eu procuro transformar assuntos difíceis em algo que elas possam entender e levar pra vida”, afirmou Geraldo Passos, intérprete do Palhaço Biriba.

Entre as principais inovações está o Espaço do Carinho, previsto para 2025, que oferecerá um ambiente sensorial para crianças com TEA. “É um espaço sensorial. As crianças que não conseguirem ficar na tenda principal com palco e assistir a todo o espetáculo poderão ficar no Espaço com suas monitoras, desenvolvendo outras atividades. Também vamos fornecer abafadores para as crianças com sensibilidade auditiva e teremos intérprete de Libras quando houver necessidade”, explicou a produtora Leila Simionato.

Outra novidade será em Urussanga, em agosto, onde as apresentações ocorrerão na lona do circo. “Apresentar o espetáculo dentro da lona é um dos momentos mais esperados. O clima circense, o cenário e toda a atmosfera do espaço tornam a experiência ainda mais mágica para as crianças”, afirmou Leila.

Em 2024, o projeto realizou 36 apresentações em sete municípios catarinenses, alcançando 5,3 mil crianças de 35 instituições de ensino.