Cidade em transformação

Balneário Rincão deve abrir sua temporada de Verão com uma série de inaugurações. São obras que vão ampliar a qualidade da infraestrutura oferecida ao morador e aos veranistas. Um dos destaques fica para a região da Zona Sul. Até o fim de novembro a comunidade deve ganhar uma nova praça, um novo trapiche para o acesso à praia e uma nova praça. “Mas temos obras em todos os bairros e não são obras que definimos em gabinete, são obras que nós iniciamos sempre com o aval e a sinalização da comunidade”, ressalta o vice-prefeito Luiz Laurindo. Segundo ele, esse investimento na infraestrutura tem transformado o Balneário Rincão como um dos destinos mais procurados da região. “Gente procurando lugar para morar em definitivo, em busca de qualidade de vida. Durante a pandemia, o Rincão foi o destino de muitas famílias. Além de gente querendo morar, temos atraído cada vez mais empresas. Nossa cidade está se transformando na menina dos olhos da região e vamos avançar cada vez mais”, garante.

Fragilidade econômica

Analistas de mercado divulgaram nesta semana as previsões para a economia deste ano e para o ano que vem. Para 2021, o Brasil deve fechar o ano com a taxa de juros sendo elevada para 8% e com uma previsão de alta da inflação que deve superar os valores previsto. Estimativa é que o INPC feche o ano superando a casa também dos 8%. O cenário também não é otimista para 2022. A estimativa do mercado é que o produto interno bruto do Brasil cresça no máximo 1%. Se as previsões se confirmarem vamos enfrentar outra vez mais um ano delicado. Para que o desemprego comece a recuar, por exemplo, é fundamental que o PIB se movimente acima dos 2%.

Deve ficar

Depois de ser convidado para migrar para o novo partido, que deve surgir da fusão entre PSL e Democrata, o ex-prefeito de Criciúma Márcio Búrigo vai mesmo é seguir no PL. Pelo menos foi a informação que recebi de um integrante do seu grupo e que tem relação próxima ao ex-prefeito. Márcio trabalhou forte ao longo dos últimos meses para estruturar o PL e sua candidatura a uma vaga na Assembleia Legislativa no Pleito do ano que vem.  Nesta quinta-feira, aliás, Márcio Búrigo vai oficializar a filiação de Henrique Guglielmi no PL de Içara. Ele também trabalha nos bastidores para assegurar a filiação de um vereador do PP da cidade já nos próximos meses.

Encerrando

Cursos desenvolvidos na parceria Senai e Governo de Morro da Fumaça está na reta final. Iniciativa vai garantir mão de obra especializada para a indústria da cidade e ajudar o município a continuar crescendo. Esse olhar voltado para o mercado de trabalho e para a economia foi uma carência do primeiro mandato de Noi e Eduardo, devidamente corrigida no atual.

Novo endereço

Ao concluir sua passagem por Morro da Fumaça, o caminhão do Senai vem para Içara. Vai ficar na cidade até o final do ano para formar mão de obra qualificada. “Nosso foco aqui no Social é permitir que estas pessoas que hoje dependem da assistência possam encontrar um espaço no mercado de trabalho, mas para que isso ocorra é preciso que se qualifique essa mão de obra”, destaca o Secretário Duca Zatta.

Em novembro

Diferente do que eu informei esta semana aqui na Coluna, a Feira do Livro de Criciúma vai sofrer um atraso. Por questões burocráticas a feira vai ser realizada a partir do dia 8 de novembro. “E vai seguir até o dia 20. Serão 12 dias de evento e um grande evento. Atrasou um pouco por conta das questões burocráticas, mas agora está confirmada. Em novembro, além da Feira, o outro grande evento será o ascendimento das luzes de Natal. Será um grande fim de ano na nossa cidade. Tenho certeza disso”, pontua Zalmir Casagrande, presidência da Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

Processo

Dois moradores de Urussanga entraram com uma representação na Câmara de Vereadores do Município pedindo ao Legislativo que abra processo para cassar o prefeito Gustavo Cancelier. O motivo é o inquérito da Polícia Federal que pede o indiciamento do prefeito por desvio de recursos. Uma das assinaturas é do ex-vice prefeito de Urussanga, Luiz Henrique Martins, o Cuíca.