Ceretta foi empossada na manhã de ontem, em Florianópolis, com foco na infraestrutura escolar e no programa Universidade Gratuita

Florianópolis

O governador Jorginho Mello deu posse à professora doutora Luciane Bisognin Ceretta como secretária de Estado da Educação de Santa Catarina na manhã de segunda-feira (26), no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis. O ato contou com a presença da vice-governadora, Marilisa Boehm, e marcou a substituição de Aristides Cimadon no comando da pasta. A escolha ocorreu em função da trajetória de Ceretta na área educacional e para atender à missão de aprimorar a infraestrutura das escolas e o programa Universidade Gratuita.

Durante a cerimônia, Jorginho Mello afirmou: “A secretária Ceretta é uma pessoa do maior gabarito e qualificada para assumir essa secretaria tão importante. Temos a missão de melhorar a estrutura física das nossas escolas, principalmente, deixar as salas de aula com ar condicionado para o conforto dos nossos alunos. Precisamos também fazer ajustes no programa Universidade Gratuita para deixar ele ainda melhor, ampliando ainda mais o número de catarinenses beneficiados. Desejo sucesso nessa missão tendo a certeza que ela fará uma excelente gestão frente à nossa secretaria de educação”.

O governador também agradeceu a Aristides Cimadon pelo trabalho realizado na gestão anterior, mencionando os avanços obtidos na educação catarinense.

Luciane Ceretta possui uma trajetória de 30 anos no magistério superior, com passagens como reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação das Fundações Educacionais Catarinenses (Acafe). Ela foi uma das principais entusiastas do programa Universidade Gratuita e pretende dar continuidade ao projeto, buscando sua ampliação e aperfeiçoamento.

Graduada em Enfermagem e Administração, a nova secretária é mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc. Além disso, detém quatro MBAs nas áreas de Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e Gestão de Projetos, além de oito especializações – quatro em saúde e quatro em educação – e uma pós-graduação recente em Educação em Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Atualmente, também atua como conselheira estadual de Educação de Santa Catarina, conselheira nacional de Educação na Câmara de Educação Superior e vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Sua produção acadêmica inclui mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, cerca de 30 livros e aproximadamente 20 produtos tecnológicos relacionados às áreas de educação e saúde.

Ceretta integra ativamente comissões do Conselho Nacional, participando de debates sobre formação continuada de professores, trilhas formativas para o ensino médio, diretrizes para o ensino técnico profissionalizante e novos formatos avaliativos para a educação básica no Brasil.

Na cerimônia, a secretária afirmou: “Estou sucedendo esse mestre que é o professor Cimadon e por isso faço questão de destacar tudo que ele já fez pela nossa educação. Vou dar continuidade aos projetos que estão dando certo e em andamento em Santa Catarina com a missão de aprimorar o programa Universidade Gratuita, além da melhoria nas estruturas físicas das nossas escolas da rede estadual de ensino. Abraço essa causa com muita alegria e podem ter certeza que prometo me dedicar inteiramente pela educação catarinense”.

Segundo o governo estadual, a prioridade agora é elevar os índices educacionais e qualificar a infraestrutura das escolas, com foco no conforto e na eficiência do ensino na rede estadual.