Coluna gastronomia PV Show – 14/12/2019

106

Esse macarrão é uma delícia. Melhor, só se for caseiro=

Chef PV Show ensina receita caseira de macarrão que pode ser combinada com diferentes molhos em refeições incríveis

O homem se deu conta que podia moer certos tipos de cereais e misturá-los com água, para obter uma massa, que cozida, se transformava em macarrão. Pode-se dizer que assim ele surgiu, mas a origem exata é uma dúvida eterna, pois vários povos afirmam ser os inventores do macarrão.

Prova disso é a existência de relatos em textos antigos, até de assírios e babilônios, sobre a existência de uma pasta cozida à base de cereais e água, cuja data remonta a 2.500 a.C. No entanto, o que podemos concordar é que na Itália, o macarrão ganhou grande destaque, se tornando prato famosíssimo com diferentes apresentações. Hoje, estiam-se que os italianos tenham inventado mais de 500 variedades de tipos e formatos. Foram eles também que incorporaram ao macarrão um ingrediente nobre: a farinha de grano duro, que permite o cozimento correto.

E para que a gente não brigue, vamos comer macarrão e o melhor caseiro. A massa fresca é muito saborosa, não só pelo gosto, como também pelo frescos e textura.

Receita de Macarrão caseiro

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
  • 4 ovos
  • 3 colheres (chá) de sal
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Numa tigela grande, misture a farinha de trigo com o sal e abra um buraco no centro. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o centro da tigela com farinha – se um estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo, mexa apenas os ovos para misturar as gemas com as claras. Aos poucos, misture os ovos com a farinha, fazendo movimentos circulares do centro para a borda da tigela, em sentido horário. Assim que a farinha incorporar os ovos, misture e amasse com a mão até formar uma bolota. Transfira a massa para a bancada e amasse bem até ficar lisa e macia (15 minutos). Embale a massa com filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.

Prepare uma assadeira polvilhada com farinha de trigo. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 5 L de água para ferver. Divida a massa em porções menores para abri-la na bancada e forme retângulos de cerca de 40 cm x 20 cm – a massa deve ficar bem fina, com cerca de 2 mm de espessura.  Corte e leve-a ao fogo. O tempo de cozimento é em média de 7 minutos, mas varia. O segredo é deixa-la al dente.

Com essa massa caseira, você vai rever seus conceitos sobre macarrão. Agora é escolher os molhos. Deixo para vocês algumas fotos de receitas incríveis que você pode ter como inspiração. Se você quiser interagir conosco será ótimo. Mande-nos qual a sua receita de massa preferida. Em breve, a sua receita pode aparecer em um dos nossos vídeos do Youtube.

  • Macarrão ao Pesto
  • Massa a Cabonara
  • Macarrão a Bolonhesa