Içara potencializa campanha de conscientização contra a dengue

24

Mosquito é o mesmo que pode transmitir zika vírus, febre amarela e chikungunya

Içara

Com a disseminação de casos de dengue no norte do Estado, a Prefeitura de Içara, com ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica inicia na próxima semana mais monitoramento com armadilhas. Participam ainda das ações a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) e a Secretaria Municipal de Educação. O município de Içara consta como não infestado nos registros da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC).

Entre as ações também está conscientizar as crianças nas escolas através de atividades educativas para que elas, por sua vez, levem o conhecimento e a conscientização para os pais em casa. “Entendemos que o controle do mosquito é fundamental para que possamos manter o município dentre aqueles não infestados, até porque o mosquito Aedes aegypti também transmite a febre amarela e não ainda existe vacina contra dengue”, explicou o secretário municipal de saúde, Sandro Ressler.

Conforme a agente de endemias e chefe da equipe de monitoramento, Sílvia Pereira Rocha, além de garrafas, pneus entre outros objetos, existem também os recipientes naturais como folhas de coqueiros, muito comuns no município, que atuam como armazenadores de água. “As pessoas precisam quebrar essas folhas após uma poda ou uma queda natural e colocarem elas no lixo para jogar fora. Também não recomendamos que façam fogo com elas”, orientou, Silvia.

Atualmente, o monitoramento é feito com armadilhas espalhadas por diversos pontos do município. Quando descoberto um foco, é feita a sua delimitação e levantamento de índice mais tratamento que consiste em realizar visitas aos domicílio e comércio adjacentes. Os pontos que costumam requerer maior atenção no monitoramento são aqueles onde há maior circulação e parada de caminhões, como Liri, Esplanada e Vila Nova, finalizou Ressler.