Mais um capítulo

A disputa pela presidência da Cermoful tem novo capítulo. O desembargador Artur Jenichen Filho (foto) acolheu o recurso da Cermoful e concedeu autorização para a realização das eleições para os conselhos de administração e fiscal da Cermoful no próximo dia 13 de junho. Segundo o desembargador, os documentos apresentados pela cooperativa são suficientes para garantir a realização do processo eleitoral com segurança. O desembargador salientou também que a eleição está demasiadamente conturbada, e sua autorização já constava nos autos n. 5013448-77.2021.8.24.0000, sempre evidenciada a extrema necessidade de observância de cumprimento e respeito aos decretos públicos que vigem à época da realização do evento. Com isto, segue o processo eleitoral normalmente, como divulgado no edital de rerratificação de 21 de maio de 2021.

Entrega

Secretário de Assistência Social de Içara fez ontem a entrega de 75 escrituras. Os documentos foram repassados através do Programa Lar Legal. O programa é mantido pelo Governo Federal e conta com o apoio do Ministério Público e de prefeituras. O programa legaliza títulos de propriedade para famílias carentes residentes em loteamentos clandestinos ou comunidades carentes. O processo para regularizar estas unidades havia sido iniciado em 2016. “Mas estava travado e desde que assumi me dediquei a liberar essa documentação o mais rápido possível. Nesta terça conseguimos entregar as escrituras e dar dignidade a estas famílias”, explica Duca Zata. Foram beneficiados moradores de vários pontos da cidade.

Reunião

Presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, o Dede, passou a terça-feira reunido com representantes da Copel. Na pauta, ajustes para o fornecimento de energia a partir do ano que vem. A companhia paranaense venceu o leilão e passa a vender para a Cooperaliança no ano que vem. A cooperativa foi a primeira entidade do estado a realizar leilão e se tornou referência para Santa Catarina. Com a compra da Copel, a Cooperaliança vai conseguir fornecer energia por preço competitivo.

Cresceu

As vendas do comércio varejista ampliado, que engloba todas as atividades, inclusive materiais de construção e veículos, subiram 36,8% em Santa Catarina, em abril, na comparação com o mesmo período de 2020. Em março, o setor também apresentou crescimento de 26%, nesta mesma análise. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vacina

Ministério da Saúde confirmou ao Governo de Santa Catarina que o estado vai receber vacinas da Janssen. Não há ainda um quantitativo, mas pelo menos 100 mil doses devem chegar ao Estado. A vacina tem como diferencial exigir apenas uma única dose. Durante o período de testes, criciumenses fizeram parte dos ensaios que por aqui foram conduzidos pelo Hospital São José.

Esgoto

Morro da Fumaça abriu processo licitatório para elaboração de projeto para o esgotamento sanitário do município. Com recursos oriundos da gestão própria a cidade pretende começar a investir em saneamento que é a grande carência do município.

Normalizando

Conversei com Hugo Dalpont ontem na Massa FM. Um dos responsáveis pelo Laboratório DalPont, ele falou dos desafios do setor para se adaptar as novas realidades da pandemia. Falou também da volta gradativa dos pacientes. Movimento que despencou no ano passado no auge da pandemia está normalizando gradativamente.

Moisés na CPI

O governador Carlos Moisés será ouvido na CPI da Pandemia no dia 6 de julho. As oitivas de governadores começa no dia 29 de junho, com o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB. Apesar da data marcada, há uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) assinada por 19 governadores e encaminhada ao STF questionando a constitucionalidade da convocação deles. A relatoria desta ação ainda não foi definida, mas pode ir para a ministra Rosa Weber.