Município registrou um aumento de 230% de dezembro de 2020 até o momento

Içara

A nota de Içara no ranking do Previne Brasil voltou a crescer. No último quadrimestre, o município, em uma escala de 0 a 10, subiu de 8,68 para 9,3, mantendo a tendência de alta. Em dezembro de 2020, o índice içarense apresentava a nota de 2,84, o que representa um crescimento de 230% neste período.

“É a maior nota que Içara já conquistou no Previne Brasil, refletindo a qualidade do serviço ofertado aqui. O mérito passa pelas mãos de cada profissional que atende os nossos pacientes da rede pública, sempre prezando pela humanização, respeito e cuidado em cada unidade”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.

O programa foi implementado em 2019 pelo Governo Federal com o intuito de avaliar os indicadores dos municípios. O índice engloba ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas. A nota compreende a disponibilidade, simplicidade, granularidade, periodicidade, baixo custo de obtenção, adaptabilidade, estabilidade, rastreabilidade e representatividade dos dados utilizados no cálculo.

“Esse resultado nos dá a confirmação de que estamos seguindo o caminho certo. Avançamos muito nestes três anos, mas sabemos que sempre temos o que melhorar. Vamos continuar trabalhando empenhados até atingirmos a excelência”, destaca Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

Logo no segundo quadrimestre de 2021, Içara já aumentou a nota para 6,27. Um ano depois, o índice saltou para 8,27. Agora, a cidade atingiu o seu maior patamar, com 9,3. “É um trabalho planejado, que veio para ser duradouro. Esse salto é para ser comemorado, mas aumenta a nossa responsabilidade para mantermos o que está dando certo e corrigirmos o que é necessário para cada vez mais melhorarmos a saúde pública de Içara”, afirma Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Básica.