A maioria das indicações colocadas em votação são para pedir soluções para os problemas encontrados no município

Balneário Rincão

Dos nove vereadores eleitos em Balneário Rincão, oito são da bancada de situação, com somente a vereadora Marlene Locks sendo da oposição, já que foi eleita pelo Avante. Os outros são dos partidos que ajudaram a reeleger o prefeito Jairo Celoy Custódio (MDB) e o vice-prefeito Luiz Gustavo da Luz Neto, o Luizinho (PSD), sendo cinco do MDB e três do PSD. Nas últimas sessões realizadas na Câmara dos Vereadores, as cobranças foram feitas pela maioria dos vereadores.

Um dos problemas levantados pelos vereadores são com relação as condições das estradas. Mesmo com o prefeito pavimentando ruas em todos os bairros, a população tem cobrado dos vereadores a manutenção com patrolamento e colocação de areão das ruas sem pavimento. Segundo o vereador Antônio Venturini Júnior, o Juninho (MDB), desde o começo do ano, as ruas do município não receberam o saibro para ficarem em melhores condições. “Se chegar até o dia primeiro de janeiro e não ficar resolvido o problema com areão, vou trazer um bolo para comemorar”, ironizou o vereador na sessão desta terça-feira.

O que os vereadores alegam é que estão passando por mentirosos, pois ouvem os problemas dos moradores, colocam a indicação na Câmara para ser encaminhada à administração e não tem conseguido o retorno. Além das más condições das ruas sem pavimentos, outras cobranças feitas na sessão de terça-feira são a limpeza da Lagoa do Jacaré e da Lagoa dos Freitas, que está com o mato tomando conta. “Estas são as únicas lagoas que os moradores têm acesso, mas estão em péssimas condições”, pontuou o vereador Juninho.

Também o vereador Edmilson Braz Carlos, o Negão do Braz (PSD), cobrou da administração o patrolamento e revestimento em areão saibro na rua Francisco Procópio da Silva, na Zona Sul do município. Os pedidos do vereador Juninho foram patrolamento e revestimento em areão saibro na rua que liga Balneário Rincão ao Torneiro, na rua que liga o bairro Pedreiras a Urussanga Velha, em todo o bairro Milênio, na Lagoa dos Freitas, no bairro Costa da Lagoa, na Barra Velha, e no bairro Pedreiras. Ele pede também a revisão das academias e parques ao ar livre do município.

Outra área que tem preocupado os vereadores é a da Saúde. Um dos mais críticos é Luiz Carlos Pinto, o Pico, que durante o horário político, na sessão de terça-feira, falou que a Secretaria de Saúde não está mais repassando informações aos vereadores. “Como vamos informar a população sobre os trabalhos da saúde se não recebemos informação”, apontou Pico. As cobranças ainda foram feitas pelos vereadores Luiz Carlos de Bittencourt, o Carlão da CP, e do presidente da Câmara Ademar Darolt.

Contraponto

A defesa da administração é feita pelo líder do governo no Legislativo, vereador Jorge Dory da Luz. Ele procura sempre trazer uma posição das questões levantadas na Câmara para os colegas da Casa. Nesta última sessão, Jorge trouxe a informação solicitada na sessão anterior sobre a data do começo das castrações. A administração já repassou algumas datas, que não foi possível seguir. Segundo o líder de Governo na próxima semana, deverá iniciar os trabalhos com a indicação de um responsável no local para fazer o cadastramento das pessoas que tem animal para fazer o procedimento.