Na sala ou falta

O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro voltou a defender a retomada imediata das aulas 100% presenciais no município de Criciúma. A ordem é para que o modelo online ou híbrido seja abandonado já a partir da próxima terça-feira. “Vamos retomar as aulas presenciais a partir do dia 1º de junho. Estudante que não estiver na sala de aula vai receber falta”, avisou Salvaro durante entrevistas concedida à Massa FM. A ação, segundo o prefeito, é uma tentativa de recuperar o ano letivo e o aprendizado dos estudantes. “Lugar de criança é na sala de aula. Esse modelo a distância nos fez regredir décadas no aprendizado e precisamos interromper isso e voltar a ter o contato entre o estudante e o professor”, defende.

É seguro

Clésio também voltou a defende que o ambiente escolar é seguro. “O município não pode afrouxar as regras de enfrentamento da pandemia. O que estamos fazendo é justamente aumentar o rigor, aumentar o controle. Nossa decisão de retomar as aulas presenciais obriga o estudante a permanecer em um ambiente seguro, com todos os cuidados sanitários para o enfrentamento da Covid e esse ambiente é a sala de aula”.

A vinda do ministro

Rogério Marinho cumpriu agenda em Criciúma ontem. Participou da entrega oficial da segunda etapa do Canal Auxiliar e já voltou com pedido de mais verba para a etapa final. Durante um breve discurso, ele elogiou os números de Santa Catarina e disse que o Estado é a grande referência e exemplo para o Brasil. “Se o Brasil quer algo para seguir como exemplo, que siga Santa Catarina. Se tivéssemos nacionalmente os números que Santa Catarina tem, estaríamos na mesma condição dos melhores países da Europa”.

Surpresa positiva

A atividade econômica no primeiro trimestre de 2021 surpreendeu “favoravelmente”, com crescimento em quatro das cinco regiões do país, disse hoje (27) o Banco Central (BC). Apenas a Região Norte apresentou recuo na economia no período. A análise consta do Boletim Regional, publicado trimestralmente, e que traz a evolução, por região, de indicadores que repercutem as decisões de política monetária, como produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros.

Papai Noel

Cocal do Sul resolveu trazer uma figura ilustre para incentivar a vacinação. Papai Noel passou ontem pela cidade para receber a vacina contra a Covid-19. Tomara que no Natal o bom velhinho traga doses de presente para todos.

Qualificando

Secretário Duca Zata detalhou na Massa FM a parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina para qualificar a mão de obra das mulheres da cidade. Também aproveitou a entrevista para falar do bazar que vai tentar amenizar o frio das famílias mais carentes. Zata, aliás, tem feito um belo trabalho à frente da pasta. Secretário se encontrou na ação social e se adaptou rapidamente a rotina da função.

Preocupada

Conversei com a secretária de Saúde do Balneário Rincão. Duda Pacheco está preocupada com o crescimento no número de casos de Covid-19. Avaliação é de que há sim indícios de mais uma onda. A culpa do crescimento no número de casos, segundo ela, são as aglomerações que voltaram a se tornar frequentes, principalmente em festas clandestinas.

Vai passar

Contas do ex-prefeito Márcio Búrigo devem ser aprovadas sem dificuldade na Câmara de Criciúma. Vereadora Geovânia Zanette já fez parecer neste sentido. Prefeito Clésio Salvaro estaria defendendo pessoalmente a aprovação das contas do ex-parceiro. Enquanto isso, Márcio Búrigo tem dito que Clésio Salvaro deveria se tornar o senador do Sul do Estado.

PL

Enquanto isso, Márcio Búrigo segue recebendo apoio dos diretórios do PL da região para sua virtual candidatura a deputado no ano que vem. Sombrio foi a mais recente cidade onde o PL declarou apoio ao ex-chefe do executivo de Criciúma.

Ação Concentrada

Prefeita Dalvânia Cardoso está preparando um pacote de obras e ações. Deve ser o primeiro grande ato do seu governo. As medidas devem marcar a passagem dos 60 anos de emancipação político administrativa que a cidade celebra em dezembro deste ano.