“Minha carreira política iniciou agora”, afirma Arnaldo

23

Candidato derrotado em Içara falou sobre o futuro e os aprendizados da campanha

Içara

Após anos na articulação política, Arnaldo Lodetti Júnior (MDB) estreou como candidato em 2020. Junto com Valdelir Da Rolt (PSDB), ele obteve 7.659 (25,58%) dos votos válidos. Os sufrágios não resultaram na vitória, mas geraram uma nova visão sobre a cidade. “A minha carreira política iniciou agora. Quero cada vez mais poder fazer algo pela cidade. É um município que cresce e também tem muito trabalho a ser feito. Sou apaixonado pela cidade, um servidor e quero continuar fazendo, agora na oposição, tudo o que for possível”, resume.

“Essa eleição deu uma nova dimensão sobre o que é amizade e o que não é. Venceu quem a cidade achava que deveria e a democracia foi preservada. Não era o resultado que esperávamos, mas aceitamos e parabenizamos quem venceu. Acredito que eu, como pessoa, evolui bastante neste processo”, acrescenta. “Meu trabalho será sempre pela cidade. Agora verei como me encaixo. Sou aposentado, mas preciso trabalhar e vou buscar espaço dentro da política, fora do governo, como oposição, assim como o eleitor me colocou. Vou buscar espaço na cidade, não em outro município”, pontua.

Arnaldo foi secretário de Planejamento na atual administração. Decidiu disputar prévias internas no MDB, assumiu a condição de candidato e uniu forças para se consolidar como o nome do partido. E tão logo teve o nome homologado, saiu em defesa ao atual Governo Municipal e se posicionou como uma opção de continuidade ao trabalho realizado. Aos 61 anos, a liderança da primeira coligação ocorreu com o PSDB, PT, PCdoB e PDT.

Desconfortos devem ser superados

Os resultados nas urnas de Içara serão avaliados pela Executiva Municipal do Movimento Democrático Brasileiro em reunião no próximo dia 26. Para o presidente, Fernando Mazzuchetti, as divisões internas dificultaram a caminhada na disputa do último domingo, dia 15. O desafio agora será convergir para manter o partido unido e forte. “Vou trabalhar nesta direção sempre”, enfatiza. “Alguns desconfortos devem ser superados”, indica.

A sigla, que atualmente lidera o Poder Executivo Municipal, não fez sucessor. E uma das dificuldades foi a divisão interna do grupo que estava na administração municipal. Enquanto o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB) manifestou apoio ao partido, alguns dos secretários apoiaram outras coligações. Além de passar a condição de oposição, as consequências ao MDB foram de redução do espaço no Legislativo. A partir de 2021, serão cinco vereadores.

Colaboração Lucas Lemos
Canal Içara