Urussanga comemora 142 anos de fundação

143

Data vai ser lembrada com um ato simbólico às 9 horas no Chafariz, Monumento aos Imigrantes, na Praça Anita Garibaldi

Urussanga

Neste dia 26 de maio, a cidade de Urussanga comemora 142 anos de fundação e colonização italiana. Não haverá celebração pela passagem da data por conta do afastamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Haverá apenas um ato simbólico, hoje às 9 horas, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, que será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Urussanga, no Chafariz, Monumento aos Imigrantes, da Praça Anita Garibaldi. Estarão no ato o prefeito Luís Gustavo Cancellier, e o presidente da Câmara, José Carlos José.

Apesar de não haver festividades, o momento é de resgate da cultura dos italianos que chegaram à cidade em 1878 e desbravam as terras urussanguenses. “Foi com muito esforço e trabalho que nossos colonizadores deram início à nossa cidade. Graças a eles, Urussanga é uma cidade de povo honesto, ordeiro e alegre”, avalia o prefeito.

Gastronomia, viticultura e vinicultura

Urussanga, ainda que neste ano a economia derrape nas curvas da rodovia SC-108 (Rod. Maximiliano Gaidzinski) por conta da crise, vive um momento propício para o desenvolvimento do turismo em função da área gastronômica e dos produtos associados ao cultivo da uva.

História

“Urussanga” provém do tupi antigo e significa “água muito fria”. É o nome do principal rio que banha a cidade. A vila foi fundada pelo engenheiro maranhense Joaquim Vieira Ferreira em 26 de maio de 1878, época da chegada dos primeiros colonos italianos à região da confluência dos rios América e Urussanga, vindos de Longarone. Formando aí o principal núcleo da colonização italiana do sul do estado.

Vem daí também a aptidão do povo para a gastronomia e produção de vinhos. A cidade realiza os eventos Festa do Vinho, sempre no mês de agosto, e Ritorno alle Origini, no aniversário da cidade, quando são celebradas a cultura herdada dos imigrantes, com muita música, boa comida e bom vinho.

Durante muito tempo, a principal atividade econômica da cidade foi a extração de carvão mineral, já que a cidade localiza-se numa das principais regiões carboníferas do país (junto com os municípios de Lauro Müller, Siderópolis e Criciúma).

Outras datas

Os colonos italianos, em 1878, enfrentaram resistência indígena dos carijós à ocupação das terras. A emancipação da colônia Urussanga deu-se em 31 de dezembro de 1881, elevada a município em 6 de outubro de 1900. A instalação do município teve lugar em 22 de janeiro de 1901 e a instalação da comarca em 20 de dezembro de 1925.