Internação compulsória

O município de Criciúma deve iniciar em breve a internação compulsória de dependentes químicos. A informação é do Secretário de Assistência Social Bruno Ferreira. Em entrevista à Massa FM, ele adiantou que o modelo deve seguir os mesmos moldes aplicados na cidade de Chapecó. “Esse assunto foi discutido na última semana em uma reunião com o prefeito de Chapecó João Rodrigues. Por lá os resultados tem sido positivos. Aqui já conseguimos o aval do prefeito Clésio Salvaro e estamos ajustando”, adiantou.

Modelo do Oeste

Segundo o secretário, cerca de 90% dos moradores de rua são dependentes químicos e a intenção é permitir que eles tenham uma chance de mudar de vida. “Sei que algumas pessoas podem questionar o fato de ser uma internação forçada, mas se aparecer um único familiar que não concorde com essa posição nós não iremos proceder a internação. O que queremos mesmo é permitir que estas pessoas tenham uma chance de se livrar do vício”.

Estacionamento

A proposta ainda precisa de aprovação da Câmara, mas a tendência é que nas próximas semanas o Estacionamento Rotativo de Içara seja reativado e passe a ser administrado pela CDL da cidade. A informação é do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas. Segundo Paulo Brígido, a CDL já se prontificou a fazer a gestão do serviço. “Já conversamos com o Ministério Púbico, já buscamos as informações necessárias e agora estamos apenas aguardando a Câmara aprovar”, explica.

Modelo definido

Segundo ele, neste primeiro momento o serviço vai retornar com valor mais acessível, mas como um número menor de vagas. “Não vamos ter tantas vagas. Vamos começar por algumas ruas e gradativamente o serviço vai ser ampliado”. Paulo lembra que o lucro gerado pelo serviço será reinvestido na cidade. “Primeiro desafio é reativar o serviço, depois se tivermos lucro esse valor que sobrar será investido para decorar a cidade em datas especiais, para criar campanhas, buscar prêmios, enfim fazer que ele volte ao município”.

Mais cresce

Pelo segundo ano consecutivo, Balneário Rincão foi o município que mais cresceu na Amrec. A economia do município cresceu 37,06% do ano anterior, no qual Balneário Rincão também foi o município que mais cresceu da Amrec. A média do estado de Santa Catarina foi 20,8%. Esses números são do valor adicionado e faz referência ao retorno de ICMS para o município.

Marcha

Prefeitos da região iniciaram mais uma marcha à Brasília. Rogério Frigo, Fernando de Fáveri, Jorge Koch e Dalvania Cardoso representam a região por lá.  A marcha é criticada por muita gente, mas ela tem suas conquistas e a ida dos prefeitos a Brasília é sim sempre importante. É o tal olho do boi engordando a boiada, neste caso engordar o caixa dos municípios.