Ex-secretários são apontados como o principais envolvidos no contrato do Estado com a Veigamed para a compra de 200 respiradores

Florianópolis

Esta edição do Jornal Gazeta não traz o resultado dos depoimentos dos três ouvidos ontem pela CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) porque a reunião inquisitória foi além do horário para fechamento desta edição.

O ex-secretário da Casa Civil, Douglas Borba, o ex-secretário de Saúde, Helton Zeferino, e a funcionária pública Márcia Pauli foram os inquiridos e são também os principais personagens do Governo Carlos Moisés na investigação.

Os deputados integrantes da Comissão tentam descobrir se há vínculos de Douglas no contrato com a Veigamed. A suspeita é de que o ex-secretário tem contato pessoal com Leandro de Barros, advogado de Biguaçu, que representou duas empresas que fizeram proposta ao governo para a venda de respiradores e teria entrado em contato com Márcia Pauli, então superintendente de Gestão Administrativa da Secretaria de Saúde, para tranquilizar o governo sobre a aquisição junto à Veigamed. Os deputados ainda tentam descobrir se Douglas e Leandro agiram em conjunto para levar adiante o contrato superfaturado.

Até o momento de fechamento desta edição, a ex-servidora Márcia Pauli teria dado mais informações que mostram uma participação dos ex-secretários. Ela disse que Douglas Borba sempre falava em nome do governador Carlos Moisés da Silva. “Ele dizia: na coletiva de ontem o governador estava preocupado com os testes”, afirmou Márcia destacando que sofria pressão.

Ela também destacou que era orientada a sempre dar prioridade aos e-mails de Borba, o qual, segundo ela, sempre falava em nome do Governo de Estado. “Essa é uma decisão de governo, você tem até meio-dia para acabar”, disse ela.

Quanto a Leandro Barros, a ex-servidora relatou que o advogado foi colocado pelo ex-chefe da Casa Civil, para fazer a intermediação com os fornecedores, mesmo não tendo nenhuma ligação com o Governo.

Mais informações traremos na edição de amanhã.