Lagoa dos Freitas
Depois de inaugurar as obras de revitalização da Lagoa do Jacaré, o prefeito Luiz Laurindo já começa a projetar uma obra nos mesmos moldes para a Lagoa dos Freitas. “Estamos com o projeto bem encaminhado e com pedido de recursos feito ao deputado Carlos Chiodini. A intenção é um projeto nos mesmos moldes, mas representando as características desta lagoa, que tem uma área verde muito maior”, ressalta. O prefeito explica que a proposta vai criar mais uma área de lazer de qualidade para a comunidade e resgatar a importância histórica deste espaço. “No passado, a Lagoa dos Freitas já foi mais frequentada que a orla do Balneário Rincão”, recorda.
Reeleição
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na quarta-feira (21) a proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governador e prefeito e estabelece um mandato de cinco anos para esses cargos, assim como para os parlamentares (PEC 12/2022). A proposta também define eleições unificadas para todos os cargos a partir de 2034. A matéria vai agora para análise em Plenário, com pedido de urgência. Os senadores aprovaram substitutivo (texto alternativo) do senador Marcelo Castro (MDB-PI) à proposta de Jorge Kajuru (PSB-GO). Pela nova regra, deputados federais, estaduais e distritais e vereadores também passarão a ter mandatos de cinco anos, em vez dos atuais quatro. Já os senadores, que na proposta inicial passariam de oito para dez anos de mandato, também terão cinco anos, a partir de emenda apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). Além disso, a PEC extingue a alternância de eleições para o Senado, determinando que todos os 81 senadores sejam eleitos no mesmo pleito a partir de 2039. Apesar de muito bonito no projeto, eu duvido que ele saia do papel. Os políticos vão continuar fazendo o seu discurso, mas, na hora de votar, farão de conta como sempre acontece.
Alerta
O Centro de Triagem para Síndromes Respiratórias em Orleans completou duas semanas de funcionamento na quinta-feira (22). No período, a Unidade Básica de Saúde São José, onde estão concentrados os serviços, já prestou atendimento a cerca de 720 pessoas. Pelo menos 60 casos de H1N1 foram confirmados. Não houve registro de Covid-19. Sob avaliação diária e com base em números, a estratégia de atendimento tem se mostrado eficaz. O caso divulgado pela assessoria de imprensa do município mostra o quanto o não às vacinas está prejudicando a prevenção dos problemas respiratórios na população. Esse cenário de Orleans se repete também em outras cidades da região, e a situação tende a piorar ainda mais em função do aumento do frio, que chega com força nos próximos dias.
Formação
Em alusão ao centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma, a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) promove mais uma formação aos professores do município, voltada à história e à identidade local. Na quinta-feira (22), os professores da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) participaram da atividade, das 8h30 às 11h30. A primeira etapa da capacitação foi realizada na semana passada com os educadores do Centro de Formação Thereza Dário Milanezzi.
Há vagas
A Abba Pai Church, de Criciúma, promove na sexta-feira (23) mais uma edição do Projeto Work, com a oferta de 133 vagas de emprego, disponibilizadas por 10 empresas parceiras. A iniciativa acontece das 8h30 às 11h30, no Espaço Alternativo da igreja, localizado na Rodovia Otávio Dassoler, no bairro Argentina, em Criciúma. O evento é gratuito e aberto ao público, voltado a todas as pessoas que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Levar Carteira de Trabalho é recomendado, mas não obrigatório.
Aprovado
O projeto de lei que institui o Banco Municipal de Empregos Inclusivos do município de Içara foi aprovado em votação final, na sessão ordinária realizada na segunda-feira (19). De autoria do vereador Higor Robetti (PSD), a finalidade é cadastrar, orientar e intermediar a contratação de pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições que envolvam barreiras à inclusão no mercado de trabalho formal. Robetti explicou que a proposta é criar, dentro do Emprega Içara, no site da prefeitura, um banco para cadastro de currículos de pessoas com deficiência ou então de autistas, para que as empresas que precisarem ou quiserem fazer a contratação de pessoas PCD possam acessar ali diretamente os currículos. “O emprego nos concede realização profissional, liberdade econômica, de realizar aspirações e sonhos que são próprios. E aqueles que têm deficiência, aqueles que possuem o Transtorno do Espectro Autista, mas podem trabalhar, querem trabalhar, precisam de nosso auxílio, do apoio do poder público para assim ter a sua oportunidade”, destacou Robetti.