Motta Ribeiro prevê fim da obrigatoriedade de máscara em dezembro

21

Secretário do Estado da Saúde diz que medida ainda está sendo analisada pelo

Da Redação

De passagem ontem (9) pela Região Carbonífera e Extremo-Sul de Santa Catarina, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse à imprensa que a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos deve ser revogada em dezembro. A medida já está sendo analisada pelo comitê de saúde estadual há duas semanas, por conta dos dados de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. Até o momento, conforme o secretário, 62% da população está imunizada e para a liberação, é preciso atingir 65%.

Motta Ribeiro lembrou que o uso de máscara para o combate a pandemia trata-se da Lei Federal Nº 14.019, de 2 de julho de 2020. Portanto, o Estado não tem a autonomia para liberar sem um estudo, assim como os municípios. “Com a redução do número de óbitos, que estão praticamente zerados, os dados já serão suficientes para desobrigar gradativamente o uso de máscara”, afirmou.

O secretário esteve na segunda-feira (8) na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) para entender as necessidades do Hospital Regional de Araranguá. Há mais de um ano se está tentando fazer com que o hospital ofereça mais serviços. Em Criciúma, Motta Ribeiro, esteve no Hospital São José, onde haverá ampliação dos atendimentos de menor complexidade, e que também receberá demandas de outros hospitais.

Sem intenção de assumir o Rio Maina

O secretário estadual acabou revelando, no entanto, uma informação que não segue a intenção dos gestores municipais, que tentam um gestão estadual para o Hospital do Rio Maina. Motta Ribeiro frisou que o Governo de Santa Catarina não tem a intenção de estadualizar. “Não temos intenção de assumir outras unidades hospitalares, mas podemos, sim, encaminhar recursos”, disse.