Epagri recebe três troféus em prêmio regional de ecologia

32

A Epagri conquistou três troféus na 26ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente. A entrega será realizada hoje na sede da Fiesc, em Florianópolis. A Empresa também será homenageada pelos 16 troféus já recebidos em todas as edições, o que a torna a instituição mais vezes premiada na história do concurso.

Apicultura conectada

Na categoria Agropecuária, a Epagri venceu com o projeto “Uso de tecnologias digitais para preservação das abelhas e fortalecimento da apicultura como geração de renda e preservação ambiental”. O projeto desenvolveu a plataforma digital Apis On-Line, que fornece informações em tempo real para a cadeia produtiva.

O Apis On-Line reúne dados coletados por seis unidades apícolas de referência, que são colmeias conectadas a estações agrometeorológicas que medem chuva, molhamento foliar, temperatura, umidade relativa do ar e outras variáveis. Sensores instalados dentro da colmeia medem temperatura e umidade do ar e uma balança de precisão pesa o mel produzido. Os dados são transmitidos automaticamente e inseridos na plataforma. Com base neles, os pesquisadores podem observar quais condições meteorológicas influenciam a produção de mel.

A iniciativa permitiu difundir informações estratégicas para mais de 17 mil usuários entre 2017 e 2018. O projeto envolveu pesquisadores, extensionistas, apicultores, meliponicultores, associações e indústrias.

Os outros projetos são “Confecção de armadilhas artesanais de baixo custo para a captura de insetos-praga”, na categoria Reciclagem; e “Indicação geográfica da erva-mate do Planalto Norte Catarinense”, premiado na categoria Manejo Florestal Sustentável.