Tricolor carvoeiro bate rival por 1 a 0 fora de casa e sobe na tabela do Catarinense
Tubarão
O Criciúma quebrou uma sequência de cinco jogos sem vencer no Campeonato Catarinense ao derrotar o Hercílio Luz por 1 a 0 na noite de ontem (19), no Estádio Aníbal Torres de Costa, em Tubarão. O gol da vitória foi marcado por Morelli, no início do segundo tempo. Com o resultado, o Tigre chegou a 17 pontos e assumiu a vice-liderança do Estadual. Já o Hercílio Luz, que iniciou a rodada na lanterna, foi rebaixado para a Série B do campeonato com a derrota.
Primeiro tempo
A partida começou equilibrada, mas o Hercílio Luz teve um grande revés logo aos cinco minutos. O zagueiro Geninho foi expulso após cometer falta dura sobre Juninho, deixando o time da casa com um a menos. Com superioridade numérica, o Criciúma passou a dominar as ações e criou sua primeira grande chance aos oito minutos, quando Neto Pessoa recebeu passe de Fellipe Mateus e finalizou com perigo, mas Renan fez grande defesa.
Aos 20 minutos, o Hercílio Luz conseguiu sua primeira finalização na partida. Lucas Lopes recebeu passe em contra-ataque e bateu firme, exigindo boa defesa de Caíque. O Criciúma respondeu aos 30 minutos, novamente com Neto Pessoa, que chutou forte, mas Renan salvou mais uma vez. No rebote, Marcelo Hermes tentou completar para o gol, mas errou o alvo.
Nos minutos finais da primeira etapa, o Criciúma precisou fazer uma alteração forçada. Paulo Vitor, estreando como titular, torceu o joelho direito e teve que deixar o campo aos 40 minutos, sendo substituído por Morelli. Apesar do domínio e das chances criadas pelo Tigre, o primeiro tempo terminou sem gols.
Segundo tempo
O Criciúma voltou do intervalo com mudanças. O técnico Zé Ricardo tirou João Carlos e colocou Gabriel Barros, enquanto o Hercílio Luz, mesmo com um jogador a menos, iniciou pressionando. Aos seis minutos, Alex Henrique avançou e chutou forte, mas a bola passou por cima do gol de Caíque.
Apesar da pressão inicial dos donos da casa, o Criciúma abriu o placar aos oito minutos. Juninho encontrou Morelli na entrada da área, e o meia finalizou com precisão no canto de Renan, marcando o único gol da partida. Após o gol, o Tigre fez mais uma substituição, com Jhonata Robert entrando no lugar de Juninho.
O Hercílio Luz teve uma boa chance de empatar aos 30 minutos, quando Dudu Tobias recebeu dentro da área e finalizou cruzado, mas a bola saiu rente à trave. O Criciúma, por sua vez, administrou o jogo e fez mais alterações nos minutos finais, com Eduardo Melo e Léo Alaba entrando em campo.
Nos acréscimos, o Hercílio Luz tentou pressionar e chegou perto do empate aos 48 minutos, mas a defesa do Criciúma segurou o resultado. O apito final confirmou a vitória do Tigre por 1 a 0.
Próximos jogos
O Criciúma volta a campo neste sábado (22), quando enfrenta o Avaí, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, às 16h30. No mesmo dia e horário, o Hercílio Luz encara o Brusque, no Estádio Augusto Bauer, no Vale do Itajaí, na última rodada da fase classificatória do Campeonato Catarinense.