Fim de semana intenso
O fim de semana em Içara, mais especificamente a sexta-feira e o sábado, será de intensa movimentação política. Com duas chapas na disputa, a Cooperaliança vai definir o novo Conselho Fiscal. A movimentação ao longo da semana nos bastidores foi feroz, com alfinetadas de todos os lados e muitos encontros para tentar assegurar a vitória nas urnas. A expectativa é de que pelo menos 6 mil associados compareçam para votar na sede da Cooperaliança. A vitória da Chapa 1 fortalece a atual gestão e encaminha um favoritismo para que o atual presidente possa fazer seu sucessor em 2027. Já uma vitória de Jandir e seu grupo o coloca como um nome viável para a disputa pelo comando da entidade, projeto que ele vem desenhando há algum tempo. Em paralelo à votação, os associados também vão analisar os dados do ano fiscal e decidir se os projetos sociais importantes desenvolvidos ao longo do último ano pela entidade serão mantidos.
Obras retomadas
Coordenador regional do Deinfra, Miro Ghisi está comemorando a retomada das obras da SC-108 e do anel de contorno viário. Segundo ele, as obras não devem mais parar. A tendência é que sigam em um ritmo bem diferente daquele que vinha sendo praticado no ano passado. Quanto à SC-445, as obras continuam, mas ainda não há previsão de conclusão. “Também estamos atuando nas roçadas e limpezas das rodovias de toda a região”, destaca Ghisi.
No comando
Leila Dal Bó já está no comando da CDL de Içara. A primeira missão será em fevereiro, com a realização do tradicional Liquida Içara. “Ao longo dos meus 28 anos no comércio, aprendi que o sucesso não é construído sozinho. Ele nasce da união, da colaboração e do esforço coletivo. E é exatamente essa a mensagem que quero trazer para este novo ciclo. Vivemos tempos desafiadores, mas também cheios de oportunidades. A tecnologia está transformando a forma como nos conectamos com nossos clientes, e as tendências de consumo estão em constante evolução. Como comerciantes, precisamos estar atentos, abertos ao aprendizado e preparados para inovar”, afirma Leila.
Posse
Marcelo Cunha foi empossado vereador na Câmara Municipal de Içara, na quinta-feira (16). Primeiro suplente do Partido Social Democrático (PSD), com 754 votos, ele assume a cadeira do vereador Jairo Manoel da Silveira, o Jairinho (PSD), que está ocupando o cargo de secretário municipal de Agricultura. Morador do bairro Jaqueline, aos 35 anos, Cunha já esteve no Legislativo içarense em 2021. O novo vereador é graduado em educação física com pós-graduação na área e, atualmente, é acadêmico de direito na Unesc. “Estamos pautados nas bandeiras da educação, saúde e esporte, que são áreas importantes para o desenvolvimento da cidade. Vamos trabalhar na busca de investimentos e melhorias para proporcionar bem-estar e qualidade de vida à população içarense”, frisou Cunha.
Impressionante
A capacidade que a CCR Via Costeira tem de complicar o trânsito no Trecho Sul da BR-101 é impressionante. Evidente que a empresa, como concessionária do trecho, tem a obrigação de fazer melhorias e a manutenção da via, mas também é claro que precisa haver bom senso. Estamos em plena temporada, e as obras de recapeamento em horário de pico transformam a rodovia em um inferno, prejudicam a viagem dos turistas e ampliam a irritação dos motoristas.
Taça Criciúma 100 anos
O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubinho Angelotti, confirmou que a taça do Campeonato Catarinense de 2025 fará uma homenagem ao município de Criciúma. A taça vai celebrar os 100 anos de emancipação político-administrativa, que a cidade comemora em 4 de outubro deste ano. A decisão, segundo a Prefeitura, é resultado do trabalho desenvolvido pela Comissão dos 100 anos, presidida pelo ex-vereador Arleu da Silveira, com a coordenação da presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Macari Zapellini.