Procon destaca as fraudes mais comuns e orienta o consumidor a evitá-las

Da Redação

Com o verão e a agitação da temporada, que trará 3,1 milhões de turistas de diversos estados e países a Santa Catarina, a possibilidade de tentativas de golpes também é maior. Para alertar os consumidores, o Procon SC destaca as fraudes mais comuns e orienta como evitá-las.

Transporte clandestino

Durante o verão, é comum a oferta de corridas negociadas fora de aplicativos oficiais. Embora os preços nos aplicativos possam aumentar devido à alta demanda, eles garantem maior segurança. Para evitar problemas, utilize sempre serviços oficiais, verifique as informações do motorista, como avaliação e placa do veículo, e compartilhe os dados da corrida com alguém de confiança. Evite pagar em dinheiro quando já houver selecionado outra forma de pagamento.

Aluguel de verão

Ofertas atraentes para aluguel de imóveis podem esconder golpes, como anúncios falsos ou clonados. É essencial comparar preços, desconfiar de valores muito baixos e nunca pagar 100% do valor adiantado. Pesquise a idoneidade do anunciante e, sempre que possível, visite o imóvel ou solicite uma chamada de vídeo no local. Exigir um contrato formal e documentos como IPTU ajuda a evitar fraudes.

Golpes do Pix

As fraudes com Pix são frequentes e incluem clonagem de contas de WhatsApp, falsos recibos e tentativas de contato por criminosos se passando por funcionários de bancos. Confira sempre o nome e o número de quem receberá a transferência, evite clicar em links desconhecidos e estabeleça limites de transferência para maior segurança.

Cartão por aproximação

Golpistas aproveitam aglomerações para realizar cobranças indevidas com máquinas de cartão. Certifique-se de conferir o valor antes de pagar e estabeleça um limite para transações por aproximação. Em locais movimentados, mantenha o cartão em um local seguro.

Dicas gerais

Para evitar fraudes de maneira geral, tome precauções como não clicar em links desconhecidos, manter suas senhas fortes e configurar autenticação em duas etapas para redes sociais e aplicativos. Evite salvar informações confidenciais no celular e sempre cheque os dados antes de realizar transferências. Mensagens com erros de português ou promoções fora do padrão são sinais de alerta.

O que fazer ao cair em golpe?

Caso seja vítima de um golpe, entre em contato imediatamente com o banco para verificar a possibilidade de estorno. Documente todas as informações, como prints e números de protocolo, e registre um Boletim de Ocorrência. Se a fraude envolver uma relação de consumo, acione o Procon SC.

O Procon SC oferece diversos canais de atendimento. O telefone 151, com ligação gratuita, é destinado a tirar dúvidas. Para denúncias, há o WhatsApp no número 48 3665 9057. Reclamações também podem ser feitas pelo site ou presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, no Centro de Florianópolis.