Mudança busca liberar policiais civis para suas funções investigativas
Criciúma
O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) confirmou, na quinta-feira (28), que a Ciretran de Criciúma mudará de endereço, conforme determinação do governador Jorginho Mello. O objetivo é liberar policiais civis das funções administrativas e devolvê-los às atividades investigativas. As mudanças, previstas para ocorrer em até um ano, fazem parte de um plano que abrange as regionais de todo o estado.
A decisão é uma continuidade da regulamentação do Detran como autarquia, concluída em dezembro do ano passado. Segundo o presidente do órgão, Kennedy Nunes, atualmente, 260 policiais civis estão alocados em funções administrativas no Detran, uma prática mantida ao longo de 89 anos. Com a mudança, o Detran assumirá autonomia administrativa, e os policiais retornarão às suas funções na polícia investigativa. “O governador quer todos os policiais de volta às suas funções dentro da polícia investigativa”, explicou Kennedy.
Mudança em etapas
A reorganização será realizada em etapas, abrangendo inicialmente 19 municípios, incluindo Criciúma. No total, 31 regionais passarão pelo processo de adaptação. Uma comissão composta por representantes da Polícia Civil, do Grupo Gestor, do Detran e da Casa Civil coordena o planejamento e execução dessas mudanças.
Em Criciúma, o novo local de atendimento ainda não foi definido, mas a mudança será alinhada à programação estadual. A redistribuição das atividades administrativas permitirá que o Detran tenha maior autonomia e eficiência, enquanto reforça o quadro de policiais dedicados às investigações criminais. “Estamos trabalhando para garantir uma transição organizada e que atenda às necessidades do público e da segurança pública”, afirmou o presidente do Detran.
As mudanças estruturais nas Ciretrans refletem o compromisso do governo estadual em otimizar recursos humanos e fortalecer as atividades policiais, visando maior eficiência na prestação de serviços à população.