Universidade está entre as cinco não estatais mais empreendedoras do Brasil

Criciúma

O mês de junho é de comemoração para a Unesc. É quando a instituição celebra 54 anos de atuação de importantes contribuições no ensino, na pesquisa e na extensão. Criada pela Lei Municipal nº 697, de 22 de junho de 1968 pelo ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hulse, e instalada oficialmente como Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 18 de novembro de 1997, tem muito o que comemorar. Nesta data, ao completar aniversário de fundação, a Unesc se consolida como Universidade Comunitária do Sul Catarinense, é reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e está entre as cinco não estatais mais empreendedoras do Brasil.

São mais de 14 mil pessoas circulando diariamente pelo Campus, e a instituição orgulha-se da formação de seus mais de 50 mil profissionais que, ao longo da sua trajetória, levam consigo, enquanto agentes de transformação social, o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade.

“A Unesc, ao longo das últimas décadas, vem se consolidando como um espaço democrático, em que estudantes, docentes e técnicos administrativos em educação, com as mais variadas visões de mundo, produzem e compartilham conhecimento, desenvolvem suas potencialidades e contribuem para a construção de uma sociedade justa e equânime em perfeita sintonia e fortes contribuições ao desenvolvimento para melhorar a qualidade de vida. Somos uma Universidade que avança de forma consistente e sustentável com responsabilidade rumo ao futuro”, destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Segundo Luciane, a estrutura com polos avançados em Araranguá e Balneário Rincão, além das parcerias com diversos outros municípios brasileiros nos polos de Educação a Distância (EaD), levam educação de qualidade socialmente referenciada a um número cada vez maior de pessoas. “É por meio do intenso trabalho em ensino, pesquisa e extensão que a Unesc promove processos de transformação social e de inovação, contribui para o desenvolvimento dos territórios em que atua e reafirma seu compromisso com a busca constante pela excelência acadêmica com inclusão social. Nossa Universidade possui forte compromisso com o território do seu entorno, e apresenta em todos os municípios parcerias importantes que a colocam como referência na educação superior do sul catarinense”, afirma a reitora.

Protagonista para o crescimento da região e para a história das pessoas, o conhecimento toma forma e vai para além de nossos muros, transformando-se em cuidados, serviços, inovação, tecnologia e, acima de tudo, qualidade de vida.

Anualmente, mais de 150 mil pessoas são atendidas somente nas Clínicas Integradas, com serviços de diversas áreas, além do atendimento nas Casas da Cidadania, em Criciúma e Cocal do Sul. Ali, profissionais e estudantes se dedicam diariamente ao cuidado da vida e com atendimentos gratuitos.

Entre os muitos diferenciais da instituição, estão as atividades concomitantes com o UnescTec, a formação técnica da Universidade que oferece interessantes oportunidades a quem quer ampliar sua formação com entrada rápida no mercado de trabalho, além disso, a Formação Continuada de professores e gestores de diversas cidades, e o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), em parceria com o Sebrae/SC e municípios do Vale do Araranguá, planejando o futuro para os próximos 10 anos.