As especulações em Içara
O ex-secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, negou ter recebido convite para assumir a pasta em Içara no governo Dalvania 2. O nome de Casagrande, que foi candidato a vice em Criciúma na eleição deste ano, começou a ser especulado na última semana em Içara. “Eu não fui procurado. Na verdade, estou aguardando uma conversa com o governador Jorginho Mello para definir o meu futuro pós-eleições”, afirmou Casagrande. Na mesma especulação que corre por Içara, há ainda a informação de que o vereador reeleito Jairo Manoel da Silveira deve assumir a secretaria de agricultura. Enquanto isso, o progressista Gelson Possamai assumiria a secretaria de obras. Nessa composição, caberia a Duca Zata o comando da câmara de vereadores. Questionada sobre o assunto, a prefeita reeleita Dalvania Cardoso não negou, mas descartou que já existam nomes definidos. “Nenhuma definição ainda… de nada”, sintetizou.
Já no Rincão
O número de secretários confirmados segue aumentando. De quarta-feira (20) para quinta-feira (21), foi anunciada a entrada do vereador Airton Ferreira, que assumirá a secretaria municipal de infraestrutura, planejamento, pesca e meio ambiente no dia 2 de janeiro, junto com a nova administração. Airton já foi vereador por dois mandatos e também foi eleito para a próxima legislatura. Ele é o terceiro nome confirmado como secretário. Luiz Laurindo já oficializou Ioná Vieira Bez Birollo para a secretaria de saúde e Ramires Lino para a secretaria de administração e finanças. Com Airton no governo Jorge da Luz, irmão do ex-prefeito de Içara Gentil da Luz, assumirá a vaga no legislativo da Praia. “Tenho orgulho de ter ajudado a construir esse Rincão de transformação que estamos vendo hoje e tenho certeza de que todo esse projeto vai seguir. Estou pronto para começar já a trabalhar. Nossa primeira missão é garantir uma temporada espetacular para moradores e visitantes e já estamos pensando nisso”, afirmou.
Em Criciúma
O prefeito eleito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), juntamente com o vice, Salésio Lima, anunciou na quinta-feira (21) mais um nome para o seu futuro governo. A partir de janeiro de 2025, a professora Cristiane Maccari Uliana Fretta assumirá a presidência da Fundação Cultura de Criciúma. Cristiane é graduada em pedagogia (Unesc) e em artes visuais (Uniasselvi), além de ser mestre em educação (Unesc). Professora efetiva na rede municipal desde 2002, atua na secretaria de educação desde 2009 e foi secretária de educação de Criciúma em 2020. “A cultura de Criciúma merece um olhar atento e cuidadoso para todos os seus aspectos, motivo pelo qual tenho a certeza de que a professora Cristiane é a escolha certa para comandar a fundação a partir do ano que vem. Queremos atuar ainda mais fortemente na preservação das memórias da nossa cidade e na criação de políticas públicas para o setor cultural do município, zelando, protegendo e divulgando o nosso patrimônio histórico, artístico e das múltiplas culturas”, ressaltou Vaguinho. “Meu interesse por cultura e arte acompanha minha trajetória de vida e profissional, uma vez que tenho em mente a importância do patrimônio cultural para a sociedade e, por isso, busco sempre atuar pela preservação e valorização da arte e da cultura em suas múltiplas linguagens. Enquanto presidente da Fundação Cultura de Criciúma, trabalharei em espírito de colaboração, com foco no bem-estar coletivo e um olhar sensível para o que é significativo na história e na expressão humana”, completou Cristiane.
Reconduzida
A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, foi reconduzida à presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) durante assembleia realizada de quinta-feira (21), na Univali, em Itajaí. À frente da entidade desde 2022, Luciane continuará no cargo durante o biênio 2024-2026, tendo como vice-presidente Kaio Amarante, reitor da Uniplac. O encontro contou com a participação de reitores de 13 instituições de ensino superior associadas e debateu temas relevantes para o sistema educacional comunitário catarinense, como o programa SC Mais e o programa Universidade Gratuita, que já atende mais de 40 mil estudantes no estado. Também foi apresentada a proposta de implementação do Projeto de Integridade e Compliance, voltado à melhoria da governança, transparência e adequação às exigências legais, incluindo as demandas da Lei do Programa Universidade Gratuita. A continuidade de Luciane Ceretta à frente da Acafe reforça o papel estratégico da entidade na defesa das instituições comunitárias de ensino superior de Santa Catarina, em um momento de transformações significativas.
Indiciados
A Polícia Federal indiciou Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Valdemar e mais 32 envolvidos em inquérito sobre tentativa de golpe, incluindo plano para matar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. O ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado e organização criminosa.
Orientando
O advogado Marcos Rinaldo Fernandes está abrindo mais uma linha de atuação. Nos últimos dias, ele tem usado as redes sociais para alertar servidores públicos, empresários e detentores de cargos eletivos sobre a importância de conduzir processos licitatórios seguros, a fim de evitar que gestores acabem tropeçando nas regras e se tornem alvo de investigações, como as que têm se replicado em todo o Brasil.
No comando
Miro Ghisi é o novo gerente regional do Deinfra. O nome dele já foi publicado no Diário Eletrônico do governo catarinense. Indicado pela deputada Júlia Zanatta, Miro disputou o processo eleitoral deste ano, somou 1,4 mil votos e terminou como terceiro suplente do PL. Ele tem uma relação de longa data com Júlia e foi assessor do ex-vereador Júlio Colombo, já falecido, pai do advogado Guilherme Colombo, marido da parlamentar.
Escolhido
Volnei Piacentini, à frente da Cooperativa há 34 anos, já declarou apoio a Marcos Cesconeto como seu sucessor na presidência da Certrel, em Treviso. “Atualmente, Marcos se destaca por sua longa experiência como gerente, mostrando competência e comprometimento com os associados”, defendeu Piacentini.