Mais observatórios

O presidente do Observatório Nacional proferiu palestra nessa segunda-feira na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Segundo ele, o objetivo é estimular mais pessoas a saírem da indignação virtual e partirem para ações práticas. “Para fazer essa vigília social da sua rua, do seu bairro, da sua prefeitura e da Câmara. Essa palestra também tem, sobretudo, um alerta aos empresários locais. Estamos em crise e imagine o quanto de emprego geraríamos se as prefeitos e Vereadores contratassem os serviços de empresas da cidade e da região. Vamos criar inúmeros empregos e aquecer a nossa economia”, afirma Ney Ribas.

Em casa

Durante entrevista à Difusora, ele também falou que a corrupção nasce em casa. “No exemplo que não damos ao nosso filho, na fila furada, no semáforo desrespeitado. Mudar o Brasil depende de nós. Temos um país incrível, quem sabe um dia também tenhamos um povo incrível”. Ele também fez referência ao presidente Bolsonaro. “Não há salvador da pátria, o resultado da eleição não vai purificar o país. É preciso que a população faça a sua parte”

Paralela

Senado deve apresentar uma PEC paralela para incluir estados e municípios na reforma da Previdência. Intensão é fazer uma espécie de medida opcional para prefeitos e governadores. Quem quiser aprova a adesão às novas regras da reforma faria isso aprovando via Câmaras e Assembleias. Isso tudo vai ser delineado com o tempo, depende primeiro da matéria passar uma segunda vez na Câmara, o que vai acontecer em agosto, e ai sim chegar ao Senado.

Sem partido e sem mandato

Prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, pretende ficar, pelo menos nos próximos meses, sem partido. Ele confirmou sua saída do PSDB por não concordar com a posição do seu partido na reforma da Previdência. “Era simples a reforma. Acabar com o regime especial, colocar todo mundo no regime próprio. Por isso, não posso ficar em um partido que tenha posição contrária a tudo que eu acredito”. Rocha também admitiu que vê, neste momento, a política de maneira muito nebulosa. “E por isso esse deve ser meu primeiro e único mandato. Não me vejo disputando a reeleição”, avisa.

Viagem

Secretária de Educação Roseli de Lucca destacou na manhã de segunda-feira, durante entrevista à Difusora, a viagem que um grupo de alunos fará a Taiwan para participar da Olimpíada Internacional de Matemática. São alunos de três escolas da cidade e que vão viajar subsidiados pelo governo da cidade. “Uma experiência que vai mudar a vida destes jovens. O mais importante, no entanto, é mostrar que a escola pública tem sim grandes resultados. Essa viagem também deixa o exemplo que as vidas se transformam é pela educação”, pontua.

Revisão eleitoral

Os eleitores do Balneário Rincão estão sendo convocados para uma revisão eleitoral. Prazo para a revisão segue até novembro, mas até o momento a procura tem sido muito baixa o que tem preocupado o Cartório Eleitoral de Içara.

Itinerante

Conforme já amplamente anunciado, a Câmara de Içara se reúne nesta terça-feira no bairro Esplanada. Será a primeira da série de quatro sessões itinerantes que serão realizadas pelo legislativo e que também vão passa pelo PV, Vila Nova e Boa Vista. A ideia é aproximar a Câmara da comunidade.

Aprovada

Edição 2019 da Festa da tainha terminou com números acima dos projetados. Evento atraiu público que foi ao Balneário em busca de boa gastronomia, segurança e shows nacionais. “Agora vamos trabalhar para projetar os próximos eventos, em especial a temporada de verão”, afirma Fernando Casagrande.

Homenagem

A Polícia Civil será homenageada pelos 207 anos em Santa Catarina, através de uma Sessão Especial da Câmara de Criciúma, às 19h desta quinta-feira, nas dependências da 6ª Delegacia Regional de Polícia. A homenagem foi proposta pelo vereador Tita Belloli (MDB) e aprovada por unanimidade na Casa. A criação da Polícia Civil de Santa Catarina tem como origem a data de 29 de julho de 1812, desde então vem combatendo o crime através da atividade de Investigação Criminal.  A principal atribuição da entidade é a apuração das circunstâncias do evento criminoso e identificação de seus responsáveis. Para toda unidade policial civil é disponibilizada uma equipe composta por Delegado de Polícia, Agente de Polícia, Escrivão de Polícia e, a depender do crime, um Psicólogo Policial.