Propostas para gestão privada serão entregues em novembro na B3

Da Redação

O processo de concessão do Aeroporto de Jaguaruna, em Santa Catarina, atrai investidores nacionais e será concluído com a entrega das propostas em novembro. Ontem (30), o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, o presidente da SCPar, Renato Lacerda, e a diretora de Atração de Investimentos Débora Müller visitaram o local para inspecionar a estrutura e divulgar as próximas etapas da Parceria Público-Privada (PPP). O recebimento das propostas ocorrerá no dia 25, e a abertura dos envelopes será feita em sessão pública em São Paulo, na sede da B3, no dia 28 de novembro.

A PPP, coordenada pelas secretarias de SPAF e da Fazenda (SEF) e pela SCPar InvestSC, busca garantir a melhoria e expansão dos serviços do aeroporto, considerado estratégico para a logística da região sul de Santa Catarina. O secretário Amaral destacou que a concessão permite que investidores especializados aprimorem a infraestrutura e a movimentação de passageiros. “Temos exemplos no estado, com a gestão privada de quatro aeroportos, de desenvolvimento e crescimento em todos os aspectos. Seja na movimentação de passageiros, crescente em todos eles, seja nas condições de infraestrutura”, disse Amaral.

O modelo de concessão prevê não só a administração do terminal de passageiros, mas também a possibilidade de ampliar os negócios, explorando a extensa área ao redor do aeroporto. Segundo o presidente da SCPar, Renato Lacerda, “o modelo de concessão permitirá ainda que os futuros gestores possam ampliar a rentabilidade do aeroporto para além das tarifas”. Com essa abordagem, a intenção é que o aeroporto se torne um ativo mais rentável, atraindo empresas interessadas no desenvolvimento econômico da região.

Débora Müller, diretora de Atração de Investimentos e Parcerias, comentou o entusiasmo observado entre os investidores desde a preparação do edital e nos encontros empresariais realizados. “Em todas as etapas desse processo, desde a preparação do novo edital, da participação de empresas interessadas nos roadshows que realizamos, percebemos que os investidores estão olhando para o Aeroporto de Jaguaruna como uma oportunidade dentro do setor”, afirmou.

Os documentos do edital, contrato e demais materiais de apoio estão disponíveis no portal de compras do Estado de Santa Catarina. O governo estadual e a SCPar estão otimistas com a adesão de empresas interessadas, que poderá transformar o aeroporto em um hub regional, potencializando o desenvolvimento econômico e as oportunidades de negócios na área.