Com a confirmação da Agromel em Içara, que será realizada entre os dias 7 e 9 de junho, os setores da agricultura, indústria e comércio do município ficam atentos às oportunidades de expor suas potencialidades para turistas e visitantes de toda a região. O evento tem a produção rural como foco principal, com realização de feiras e exposições agrícolas, mas deve movimentar também o turismo religioso e a gastronomia.

Dessa forma, a Cooperativa de Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi) pretende levar à feira os produtos de seus associados. Atualmente em atividade com nove produtores na Feira Fixa, localizada ao lado da rodoviária de Içara, a cooperativa projeta ter espaço para aproximadamente 30 associados.

“Temos uma infinidade de produtos na parte do hortifrúti, com verduras, legumes, além dos derivados de suínos, como o salame defumado e o torresmo. Na parte dos laticínios, temos o queijo colonial, o queijo serrano, o doce de leite, etc”, enumera Jairo da Silveira, presidente da Coopafi.

Para os clientes que têm intolerância à lactose ou consomem produtos sem glúten, os produtores também oferecem esse tipo de opção. Eles também contam com a venda de congelados.

Segundo Silveira, a Coopafi está preparada com diversidade de produtos para participar do evento. A cooperativa espera alavancar as vendas e atrair novos consumidores dos itens da agricultura familiar.

Além disso, uma conversa inicial com a organização da Agromel já foi realizada para tratar dos detalhes da participação da cooperativa no evento. “A gente vê a Agromel como uma vitrine para expor os produtos que a gente tem. É algo que as pessoas passam a conhecer e vão passar a consumir”, acredita.

 

Engajamento do comércio

 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara também se prepara para a Agromel. No ano passado, uma das principais ações da entidade contou com a criação de horários especiais no comércio para a chegada do trem que viria de Tubarão com turistas e visitantes locais.

“O evento reflete diretamente no comércio de Içara. Pois uma festa desse tamanho envolve muitas pessoas. Nos próximos dias a gente vai se reunir com o poder Executivo para a gente discutir algumas ações que o comércio possa fazer para agregar. Pois precisamos ter conhecimento sobre quais shows serão realizados, quais eventos gastronômicos acontecerão, etc. A partir disso, vamos organizar uma ação conjunta para potencializar o comércio de Içara durante a Agromel”, projeta o presidente da CDL, Alexandre Fernandes.

 

Associação Empresarial ainda não definiu participação

 

Na Associação Empresarial de Içara (ACII), ainda não há confirmação a respeito da exposição de marcas e empresas associadas em estandes na Agromel. De acordo com o secretário-executivo da entidade, Deinyffer Marangoni, embora o evento sirva para reunir a sociedade e divulgar a economia local, a ACII ainda não definiu se pretende participar de forma direta, como por exemplo, na feira e exposições.

Isso porque o planejamento da associação é de que haja a participação em uma feira municipal em 2019, porém ainda não definiu se a ACII estará presente da Feira da Indústria e Comércio (FIC), que é realizada junto ao feriado municipal de comemoração a São Donato, em agosto, ou se haverá participação na Agromel.

Segundo Marangoni, o Governo Municipal ainda não comunicou oficialmente a ACII sobre a realização da Agromel, e nenhuma conversação a respeito da possibilidade de participação da entidade foi realizada até o momento. “É um evento importante, pois reúne empresas e representantes num mesmo espaço. A ACII quer estar presente junto à sociedade. E dentro da viabilidade da nossa presença na Agromel, se a prefeitura negociar com a gente, nós teremos interesse em participar”, revela Morangoni.

Na Agromel do ano passado, cancelada em razão da paralisação nacional dos caminhoneiros, a ACII não iria participar, pois, de acordo com o secretário executivo, a associação optou pelo estande na FIC. “Eles até apresentaram o projeto aqui no ano passado, só que até então a gente não participou”, lembra.