Local recebeu limpeza das margens e, ao longo dos anos, vem recebendo ações que a transformarão em um cartão-postal da cidade

Balneário Rincão

A Lagoa do Jacaré, em Balneário Rincão, está passando por uma grande transformação e se tornará um dos cartões-postais da cidade. O local está recebendo obras de revitalização, com um projeto que contempla a colocação de uma passarela de madeira no entorno da lagoa, cancha de bocha coberta, parque infantil com grama sintética, área para instalação de um restaurante, quadra de basquete, ciclovia, amplo estacionamento, quadra de areia e pista de skate.

A obra já está com 70% dos serviços concluídos e deve ser entregue até o mês de dezembro. Os recursos vieram de emenda do deputado Júlio Garcia, com contrapartida da prefeitura de Balneário Rincão. A empresa executora é a Consoni Construções. “Um projeto moderno que realça as belezas naturais da região, além de trazer oportunidade de lazer aos moradores, que poderão usufruir toda a praça durante o dia e a noite. Tudo isso, somado à beleza natural de nossa lagoa, se transformará em um dos pontos turísticos mais visitados de nossa cidade”, destaca o prefeito de Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio.

O engenheiro responsável pela obra, Anderson Moreira Douglas, que faz a fiscalização semanal dos trabalhos, explica que a revitalização da Lagoa do Jacaré já deveria estar nos últimos detalhes para ser entregue, mas, devido às chuvas que, neste ano, caíram de forma mais intensa, houve um pequeno atraso. A conclusão da obra está prevista para o mês de dezembro. “Hoje já estamos com mais de 70% da obra executada: a parte estrutural, drenagem e pavimentação. Toda a parte de contenção já foi preparada, e já começam a aparecer os elementos arquitetônicos, como a passarela, a cancha de bocha, e a iluminação, que já está em execução”, relata o engenheiro.

Mudança ao longo dos anos

Na década de 1990, a Lagoa do Jacaré ficou completamente assoreada, e o local se tornou moradia irregular de várias famílias. No ano de 2002, foi realizada uma dragagem, e a lagoa começou a ser limpa. Neste mesmo período, o projeto de limpeza ganhou o apoio dos moradores, que realizaram um movimento e abraçaram a lagoa.

Em 2006, foi criado um loteamento popular para a remoção das famílias que moravam no entorno da lagoa. No ano de 2007, as famílias se mudaram para as novas moradias e receberam as escrituras dos imóveis. No mesmo ano, foi realizada a demolição das casas do entorno da lagoa e feita toda a limpeza. Também foi realizada a primeira obra de revitalização, que agora ganha novos contornos com a finalização do atual projeto.