Vitória por 2 a 1 fora de casa dá um alivio para o tricolor carvoeiro na tabela
Criciúma
O Criciúma conquistou uma importante vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em jogo atrasado válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Arthur Caíke e Ronald marcaram para o time catarinense, enquanto Villasanti descontou para o tricolor gaúcho. Com o resultado, o Criciúma subiu para a 13ª posição na tabela, com 32 pontos, deixando o Grêmio, que agora ocupa o 14º lugar com 31 pontos, logo atrás. O Tigre abriu quatro pontos de vantagem para o Corinthians, que tem 28 pontos e está na zona de rebaixamento.
Primeiro tempo
Logo aos três minutos de jogo, o Grêmio reclamou de um possível pênalti quando Cristaldo foi derrubado na área, mas a arbitragem mandou o jogo seguir. O tricolor gaúcho pressionou nos minutos iniciais, mas foi o Criciúma que teve a primeira grande oportunidade aos 11 minutos, quando Fellipe Mateus desperdiçou uma chance com o gol aberto. Apesar do início nervoso, foi Arthur Caíke, alvo de críticas recentes, quem abriu o placar aos 13 minutos. Após cruzamento de Newton, ele pegou de primeira e, no rebote, empurrou a bola para o fundo das redes, marcando o primeiro gol do Tigre.
Aos 17 minutos, o Grêmio teve mais uma chance, mas o meia Monsalve se jogou na área tentando cavar um pênalti, sem sucesso. A partida seguiu equilibrada, com oportunidades para ambos os lados. Arthur Caíke voltou a ameaçar aos 30 minutos, com um chute de fora da área que passou muito perto do gol de Marchesín. A reta final do primeiro tempo foi marcada pela chuva intensa, o que dificultou as jogadas ofensivas. Mesmo assim, o Grêmio quase empatou aos 35 minutos com Monsalve, mas a defesa do Criciúma conseguiu evitar o gol. O primeiro tempo terminou com vantagem para o Criciúma, que foi para o intervalo vencendo por 1 a 0.
Segundo tempo
O Grêmio voltou para o segundo tempo pressionando, buscando o empate logo nos primeiros minutos. Aos seis minutos, Braithwaite cabeceou com perigo após cruzamento, mas a bola passou rente à trave do goleiro Gustavo. Aos 12 minutos, o Criciúma quase ampliou com Allano, que driblou três marcadores, mas teve seu chute bloqueado no último instante.
O empate do Grêmio veio aos 21 minutos, quando Villasanti aproveitou boa jogada pela esquerda e finalizou de pé esquerdo, sem chances para o goleiro do Tigre. O Grêmio seguiu pressionando e quase virou o jogo aos 25 minutos, em lance confuso na área do Criciúma, mas Diego Costa chutou por cima do gol. Aos 29 minutos, Jhonata Robert, ex-Grêmio, quase fez valer a “lei do ex”, mas seu chute passou muito perto.
Apesar da pressão do Grêmio, o Criciúma voltou a liderar o placar aos 33 minutos. Ronald, que havia acabado de entrar, arriscou um chute de fora da área e marcou um golaço, colocando a bola no canto esquerdo de Marchesín. O gol garantiu a vitória do Criciúma, que segurou o resultado até o apito final.
Próximos jogos
O Criciúma volta a campo no domingo, dia 29, às 18h30, contra o Bahia, fora de casa, na Arena Fonte Nova, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Grêmio enfrentará o Botafogo no sábado, dia 28, às 21h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.