Novo espaço educacional terá exposição de animais da Mata Atlântica e abre até outubro
Criciúma
A cidade de Criciúma deve inaugurar, até outubro de 2024, o novo Museu de Zoologia localizado no Parque das Nações, no bairro Próspera. A obra, iniciada em fevereiro de 2023, já está com mais de 90% dos trabalhos concluídos. O projeto é uma parceria entre a Unesc e a Prefeitura de Criciúma, com recursos captados pela Lei Rouanet.
De acordo com Morgana Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, o espaço contará com uma exposição sobre os animais da Mata Atlântica e uma representação das aves que habitam o Parque das Nações. A exposição será chamada “Espaço Mata Atlântica” e também incluirá esculturas em uma área dedicada na garagem da locomotiva do parque.
“Nosso objetivo é combinar arte e educação ambiental, criando uma imersão completa da natureza no novo museu. Queremos transformar o passeio pelo parque em uma experiência educativa e turística”, afirmou Gaidzinski.
Após a inauguração, a entrada será gratuita, e o museu funcionará de terça-feira a domingo, com segunda-feira reservada para manutenções e ajustes. Parte da atual exposição do Museu de Zoologia da Unesc será transferida para o novo espaço, enquanto o museu da universidade continuará em operação.
O projeto foi desenvolvido para enriquecer as opções culturais e educativas de Criciúma, proporcionando à comunidade uma nova oportunidade de contato com a fauna da Mata Atlântica e com questões ambientais.