Em destaque

A partir de hoje, a coluna passa a destacar os principais pontos dos planos de governo dos candidatos que disputam o processo eleitoral deste ano. Nesta primeira edição, vamos aos principais pontos de Luiz Laurindo, do Balneário Rincão, e Dalvania Cardoso, de Içara. Nas próximas edições, os demais candidatos também terão seus planos evidenciados aqui.

As propostas de Luiz para o Balneário Rincão

Vice-prefeito durante os dois últimos mandatos, Luiz Laurindo é o nome do PSD para disputar o governo do Balneário Rincão. No plano de governo apresentado e protocolado por ele junto à Justiça eleitoral, alguns pontos chamam a atenção. Na saúde, a principal proposta é a implantação da Rede de Atenção de Urgência e Emergência 24 horas: das 8h à meia-noite, atendimento na unidade central e das 8h às 21h nas unidades da Zona Sul e Pedreiras. Da meia-noite até às 8h, atendimento com ambulância na unidade do Centro e suporte dos bombeiros voluntários. O plano para a saúde projeta ainda um centro especializado de atendimento aos idosos, implantação do teleatendimento e a implantação de um centro psicossocial, o Caps.

Educação

Na educação, o candidato do PSD destaca a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes para jovens e adultos em diversas áreas, favorecendo o acesso ao mercado de trabalho. Também propõe a ampliação da oferta de atendimento em tempo integral do 1º ao 5º ano e a criação de um centro de atendimento especializado ao estudante, com psicólogo, pedagogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outras especialidades, visando atender autistas e estudantes com necessidades educacionais específicas (visuais, auditivas, físicas, mentais, múltiplas, distúrbios de conduta, superdotação, altas habilidades).

Infraestrutura

Na infraestrutura, sair do aluguel está na pauta do plano de governo de Luiz Laurindo. Ele projeta, caso eleito, a construção do centro administrativo com sede própria da prefeitura e centralização dos serviços oferecidos à população (Sine, Correios, Procon, entre outros). Ele pretende focar também na construção do centro de eventos, visando a realização de shows, exposições, feiras, festas. A estrutura oferecerá espaço amplo e confortável, ambiente climatizado, salas para convivência e espaço para realização de atividades dos segmentos organizados e associações do município. O projeto inclui ainda a revitalização da Lagoa dos Freitas, municipalização da rodovia Jorge Fortulino e da SC 445, além da construção de uma praça coberta na Leoberto Leal. Sem dúvida, é a pasta com o maior volume de propostas.

Outros destaques

O plano de governo prevê também, ao longo dos próximos quatro anos, a ampliação do programa de vigilância eletrônica, com instalação de câmeras de monitoramento de alta definição nos acessos ao município, aos bairros e em pontos estratégicos definidos pelos órgãos de segurança. Propõe a criação dos departamentos de turismo, esporte e cultura na estrutura da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura, visando à valorização de cada segmento. Além disso, inclui a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação, Trabalho e Renda, construção da sede própria do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, implantação de câmaras frias para congelamento e resfriamento do pescado da colônia de pescadores do município, e elaboração do projeto de esgotamento sanitário do Balneário Rincão, com o objetivo de despoluição e proteção das águas subterrâneas e superficiais.

Em Içara

Dalvania promete saúde integral, buscando fazer com que os serviços de saúde estejam disponíveis para a população em horários que atendam suas necessidades, especialmente em áreas de alta demanda, como urgência e emergência. É a principal proposta para o setor, apresentada de maneira genérica no plano. Há ainda um item mencionando um controle maior das zoonoses e dos animais errantes.

IA

Em uma proposta que tem a digital de Alex Michels, o plano de governo da candidata do 22 informa: “Inteligência artificial (IA) e segurança visa implementar tecnologias emergentes de IA como uma estratégia vital para a modernização dos serviços públicos em Içara, otimizar processos e potencializar a capacidade de resposta da administração pública às necessidades da população. Promover a cultura de inovação para garantir que a cidade esteja preparada para os desafios do futuro”.

Na agricultura

Agricultura, agronegócio, cultivo protegido e sustentabilidade ambiental com foco no fortalecimento e diversificação da produção de alimentos, apoiando o cultivo protegido como alternativa viável e sustentável para a produção agrícola em Içara, especialmente em um cenário de mudanças climáticas e desafios fitossanitários, permitindo que os agricultores cultivem hortaliças e frutas em estufas.

Gestão

Gestão fiscal, transparência e sustentabilidade focadas na gestão dos recursos públicos com responsabilidade, eficiência e ética, fortalecendo e ampliando os mecanismos de transparência da gestão municipal.

Cidade conectada

Fortalecimento e ampliação de políticas e serviços que utilizam a tecnologia da informação e comunicação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, facilitar o acesso a serviços públicos e fomentar a participação social.

Educação de qualidade e inclusiva

Fortalecimento de políticas e ações que visam garantir o direito à educação para todos os alunos, assegurando que todos tenham a oportunidade de desenvolver seu potencial em um ambiente educacional acolhedor e acessível, com princípios e valores, bem como a ampliação das vagas em creches, ampliação de escolas em tempo integral e a implantação da primeira escola cívico-militar.

Polo industrial e formação profissional

Visa consolidar Içara como uma cidade de vocação industrial e ampliar a formação profissional para suprir o crescimento econômico pujante da cidade, visando o aumento da renda e o desenvolvimento socioeconômico.

Assistência e dignidade humana

Visa oferecer projetos e programas para atendimento à criança, ao adolescente, ao jovem, ao idoso, às mulheres e às pessoas em vulnerabilidade social. Em resumo, o plano protocolado por Dalvania e equipe junto à Justiça eleitoral é um plano bastante genérico, que trata dos temas em linhas gerais, sem deixar claro um grande projeto ou uma grande ação específica para a cidade.

Em Criciúma

O assunto do dia foi o indiciamento de Clésio Salvaro pelo Ministério Público por supostas irregularidades no caso das funerárias. A denúncia é um desdobramento de uma operação do Gaeco realizada no início deste mês. No mesmo processo, também consta o indiciamento de todos os nomes que foram alvo nessa mesma ação, entre eles Bruno Ferreira e Jeferson Monteiro. É um fato grave, sério e que impactará também o processo eleitoral. Mas é sempre importante ressaltar que se trata de um indiciamento, não há condenação, pelo menos até o momento.