Construindo
As reuniões do Fala Comunidade, realizadas nas últimas semanas pelo pré-candidato a prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), em conjunto com o prefeito Clésio Salvaro e o agora pré-candidato a vice-prefeito, Salésio Lima, reuniram quase 2 mil pessoas em oito diferentes macrorregiões do município. Com os encontros, que serviram para ouvir as principais demandas para os próximos anos, a população pôde contribuir diretamente para a construção do plano de governo da coligação “Criciúma Acima de Tudo!”. Entre o fim de julho e o início de agosto, o Fala Comunidade passou pelos bairros Pinheirinho, Rio Maina, São Defende, Santa Luzia, Próspera e Quarta Linha, Naspolini e, por último nesta quarta-feira, 07, no Ana Maria.
Aquecimento
Depois de um primeiro mandato focado na agricultura, o vereador Jairo Manoel (PSD) segue ajustando as estratégias para a disputa de mais um mandato. “Vamos apresentar os recursos que conseguimos ao longo do nosso mandato. Nossa luta para colaborar com o Universidade Gratuita, a vida da formação de novas lideranças comunitárias. A meta é ampliar esse trabalho em um segundo mandato e aproximar ainda mais Içara da Unesc. E claro, vamos manter a agricultura como pauta fundamental, buscando agregar cada vez mais tecnologia a essa área”, explica Jairinho.
Confiante
Em contagem regressiva para a campanha eleitoral no Balneário Rincão, Fernando Casagrande segue percorrendo os bairros do município e conversando com a população. Secretário de turismo durante praticamente todos os oito anos de Jairo Custódio, Fernando terá os eventos como uma de suas principais bandeiras. “Estamos nos últimos ajustes, já que a campanha começa no dia 16. Vamos apresentar aos cidadãos tudo que já conseguimos fazer pela cidade ao longo deste tempo no executivo e destacar as ideias que temos para garantir a geração de emprego e renda para o Rincão e medidas que coloquem o município cada vez mais em destaque. Temos muito trabalho pela frente.”
Matemática
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) realizou na quinta-feira (8) a primeira prova da oitava edição do Prêmio Acic de Matemática. A avaliação envolveu 22,5 mil estudantes do quinto ao nono ano de 141 escolas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
Social
A Cooperaliança está desenvolvendo no Balneário Rincão um projeto social de qualificação de mão de obra que vai, em breve, ganhar espaço também em Içara. O trabalho é coordenado por Sanny Mazzuchetti e tem como principal objetivo permitir que associados da cooperativa tenham a oportunidade de empreender ou de se colocarem no mundo do trabalho. “Vamos manter as ações do Fats, mas o foco é cada vez mais permitir que o associado possa ter acesso a parte dos recursos da cooperativa. Um exemplo é a clínica e vamos reforçar essa ação com esse braço social que vai ganhando força”, explica o presidente Reginaldo de Jesus.
FGTS
O FGTS vai distribuir aos trabalhadores R$ 15,2 bilhões do lucro recorde de 2023. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (8) pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O valor que será dividido corresponde a 65% dos R$ 23 bilhões que o FGTS lucrou no ano passado. O restante do lucro vai compor uma espécie de reserva técnica para cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal. Em junho, a Corte determinou que a correção do saldo do FGTS precisa garantir a cada ano, no mínimo, a inflação pelo IPCA. Segundo o Conselho Curador, com a distribuição do lucro autorizada nesta quinta, as contas do FGTS vão ter uma remuneração de 7,78%. Isso significa 3,16 pontos percentuais acima da inflação de 2023: a maior correção desde 2016. E no acumulado de 2016 a 2023, a rentabilidade também ficou acima da inflação, como explicou o conselheiro Carlos Augusto.