Doações, que iniciaram em junho, seguem até a próxima segunda-feira, dia 22
Criciúma e Região
Uma campanha solidária está sendo realizada no Sul de Santa Catarina para ajudar no período de volta às aulas no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil, por meio do programa ‘K9 na Escola, está promovendo a ação ‘Campanha: Volta às Aulas RS’, com o objetivo de arrecadar materiais escolares para as crianças e adolescentes atingidos pelas cheias no estado gaúcho. As arrecadações iniciaram no dia 21 de junho e encerram na próxima segunda-feira, dia 22.
Conforme a coordenadora pedagógica e do Núcleo de Comunicação da Polícia Civil de Criciúma, Cinara Lino Colonetti, as doações podem ser feitas nas delegacias dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Além disso, a Loja Avatim do Nações Shopping, o Restaurante Garni e a Volts Engenharia, também são pontos de coleta em Criciúma.
“A importância das doações de material escolar para estudantes atingidos pelas enchentes não pode ser subestimada. As enchentes trazem destruição e desamparo, e muitas famílias perdem não apenas seus bens materiais, mas também o acesso a recursos essenciais para a educação de suas crianças. Doar material escolar é mais do que fornecer cadernos, lápis e mochilas; é dar às crianças uma chance de continuar seus estudos em meio às adversidades. É um gesto de solidariedade que ajuda a reconstruir sonhos e esperanças”, afirmou Cinara.
Após o encerramento da campanha, as doações serão encaminhadas para Porto Alegre (RS), ainda, na próxima semana. O município está com voluntários organizando a criação de kits escolares, com base nas solicitações das escolas. Segundo a coordenadora pedagógica, a principal finalidade da campanha promovida pela Polícia Civil é proporcionar o acesso à educação, um direito fundamental e pilar para o desenvolvimento pessoal e social.
“Cada caderno doado, cada lápis entregue, carrega consigo uma mensagem de apoio e cuidado, mostrando às crianças que elas não estão sozinhas. Ao garantir que essas crianças tenham o material necessário para estudar, estamos investindo no futuro delas e, consequentemente, no futuro de toda a comunidade”, ressaltou Cinara.
Os interessados em ajudar podem doar lápis de escrever e de cor, cadernos, borrachas, apontadores, canetas, mochilas, colas escolares, réguas, guaches e papeis branco A4. A campanha também está arrecadando livros de literatura, devido à destruição de bibliotecas por conta das fortes chuvas. Colaboração Patrick Stüpp, Portal Engeplus.