Proposta fez parte da reunião de trabalho realizada periodicamente pela secretaria de Saúde junto às agentes comunitárias de saúde

Içara

Em reunião periódica de trabalho realizada pela secretaria de saúde de Içara junto às agentes comunitárias foram tratados, nesta quinta-feira (18), assuntos pertinentes às atividades desenvolvidas pelos ACS e a importância de cada profissional junto às unidades de saúde.

“Tivemos uma produtiva reunião de trabalho voltada, especificamente, aos agentes de saúde. Na ocasião, foram apresentadas informações relativas às visitas domiciliares, a importância do trabalho dos agentes junto às unidades de saúde e à comunidade, bem como o trabalho desenvolvido em rede nas parcerias firmadas com as secretarias de Educação e de Assistência Social. Além disso, no encontro também foi fomentado o trabalho desenvolvido em rede voltado à Busca Ativa Escolar”, explicou o secretário de Saúde, Sandro Ressler.

A ação intitulada “Fora da Escola Não Pode” que trata do fortalecimento da rede de proteção para que nenhuma criança de Içara abandone a escola, ou seja, “Busca Ativa Escolar” que vem sendo trabalhada pelo Governo Municipal, por meio da ação integrada entre as secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia; de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda e de Saúde.

“Essa estratégia visa o trabalho em rede, envolvendo todos agentes públicos vinculados às secretarias e demais órgãos da sociedade civil organizada que venham a colaborar com a identificação de casos, e tomadas de decisões para que os estudantes voltem a frequentar ou sejam matriculados nas unidades escolares de acordo com sua faixa etária”, explicou a coordenadora pedagógica na secretaria de educação, Adriana Lino, acrescentando que a idade escolar obrigatória é dos quatro aos dezessete anos de idade.

Já a coordenadora de Atenção Primária de Içara, Enfermeira Shirley Gazola, enfatizou: “Cada um de nós é um importante elo nesse processo. Por isso, os agentes de saúde, enfermeiras e toda a equipe da saúde, está pronta para desenvolver essa atividade que, com certeza, vai apresentar excelentes resultados”.