Ferramentas são um diferencial a mais para aprimorar o processo de aprendizado em sala de aula

Içara

Todas as 14 escolas municipais de Içara receberam quadros interativos para o ensino fundamental. As ferramentas possuem todas as funcionalidades de um computador, são multitoques e chegam para auxiliar os professores a aprimorar ainda mais o processo de aprendizado dos estudantes.

As lousas digitais já vêm com o aplicativo Mozaik instalado, que traz imagens lúdicas em 3D de diversas disciplinas, além de 1,2 mil atividades educacionais. Todos os professores das unidades terão liberdade para utilizar o equipamento da maneira que julgarem mais adequada.

“A estrutura é móvel, permitindo movimentar os quadros interativos pela escola. É a primeira vez que temos em nossa rede municipal algo dessa magnitude. Esse diferencial fará a diferença para os nossos alunos, porque tornará a aula mais dinâmica, visual e interativa”, comenta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Nerilda Felisberto.

Ao todo, foram investidos aproximadamente R$ 280 mil na compra das 14 lousas digitais. O Governo Municipal vai promover nesta quarta-feira, dia 5, uma capacitação com os responsáveis que cada escola designou para zelar pelo equipamento. “Os monitores de informática serão os articuladores dentro das unidades para repassar as informações aos professores e alunos”, informa o coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação, da pasta, Thimoty Pereira.

De acordo com a professora Kaciane Bortoluzzi, do 5º ano da Escola Lúcia de Lucca, a ferramenta irá ajudar a ampliar o interesse dos estudantes em participar das aulas. “Nós temos muita dificuldade em encontrar materiais para enriquecer os conteúdos repassados. Essa tela vem para deixar tudo mais participativo. Os alunos poderão acompanhar os conteúdos em todas as dimensões, com cores, sons e formatos diferentes”, afirma.