Unidade cedida

A estrutura da unidade básica de saúde do Bairro Santa Bárbara vai ser cedida ao Governo de Santa Catarina. A decisão foi detalhada pelo prefeito Clésio Salvaro durante coletiva programada para esta tarde. A cessão será temporária e deve servir para desafogar a superlotação do Hospital Santa Catarina. Nos últimos dias o Hospital já tem operado com demanda acima da média e esse cenário preocupante tende a ficar ainda pior com a chegada dos dias mais frios. Com isso, a UBS servirá de centro de triagem, encaminhando para o Santa Catarina apenas os casos graves.

Clima tenso

Servidores públicos de Criciúma estão em greve. Categoria decidiu cruzar os braços durante assembleia realizada na noite de quinta-feira. A mobilização tenta convencer o prefeito Clésio Salvaro a melhorar a proposta que está na Câmara de Vereadores e que deve ser aprovada em sessão extraordinária neste sábado. Clima dever ser tenso, projeto deve ser aprovado, mas a animosidade vai seguir.

Já em Içara

A Câmara de Vereadores de Içara deve votar na próxima semana o projeto encaminhado pelo governo do município e que trata do reajuste para os servidores. Segundo a prefeita Dalvania Cardoso, a proposta já foi discutida com o sindicato e deve ser aprovada sem dificuldades. Segundo ela a proposta prevê o repasse da inflação do período, ganho real de mais de 1% e as chamadas cláusulas sociais.

Detran

Para acabar com a demanda reprimida de exames práticos, que hoje ultrapassam 32 mil em todo o estado, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina vai promover mutirões nos municípios. As cidades beneficiadas com o serviço serão as 11 com maiores números de exames represados: Florianópolis, Lages, Joinville, Jaraguá do Sul, São José, Balneário Camboriú, Araranguá, Itajaí, Chapecó, Criciúma e Blumenau.

Saúde

O Nasf, Núcleo de Apoio à Saúde, vai voltar a ser estruturado no Brasil, de acordo com um anúncio do governo federal. Na prática, a medida significa que haverá novas especialidades médicas e de outras áreas da saúde disponíveis nos postos de saúde por todo o país, segundo o Governo Federal. São pelo menos 23 especialidades que podem ser incluídas neste novo modelo de atendimento. O detalhamento do projeto deve ser feito pelo próprio governo nos próximos dias.