Ainda no primeiro tempo

Eu conversei nesta sexta-feira na Massa FM com o médico Márcio Sommer Bitencourt. Com formação na Universidade de Harvard, ele é professor da USP e médico no Hospital Albert Einstein. Foram quase 30 minutos de entrevista sobre o novo coronavírus. Segundo ele, ao contrário do que muitos apostam, a batalha contra o vírus ainda está longe de acabar. “Se compararmos a uma partida de futebol posso dizer que não estamos nem no final do primeiro tempo”, alertou. Sommer também lembrou que é fundamental que as pessoas adotem as armas que tem em mãos para lutar contra a doença. “Usar máscaras, higienizar as mãos com álcool gel e lavar bem as mãos com água e sabão são armas baratas e que funcionam bem”.

Orientações

Ele defende que as posições sejam tomadas de maneira regional. “Não há motivos para você propor um lockdown no Brasil todo porque Manaus está sem leitos. Você deve adotar medidas regionalizadas. Em Santa Catarina, Criciúma pode ter suas regras e as de Florianópolis e de Joinville podem ser distintas. São ações que defendo e entendo como inteligentes”.

Isolamento

O isolamento físico é importante. Minha defesa é que você coloque em isolamento por 15 dias todas as pessoas que apresentarem sintomas e coloquem estas pessoas em monitoramento. Mas tem que ser isolamento total. Se a pessoa não consegue ficar em um quarto sozinha, dentro de sua casa, o governo tem que disponibilizar um espaço para que ela fique isolada lá. Durante 15 dias ela tem que ficar totalmente isolada. Isso efetivamente funciona e é mais barato que você parar uma cidade inteira. Quem não tem sintoma pode ir as ruas, pode trabalhar desde que com máscara e os cuidados necessários”.

Ônibus e escolas

“Ainda não vejo que seja o momento de liberar o transporte coletivo. O interessante seria segurar um pouco mais para analisar melhor. Com relação as escolas, eu tenho preocupações com as crianças, principalmente as que estudam em colégios públicos. Muitas destas crianças dependem da merenda. Também me preocupa os pacientes que precisam de tratamento e que não estão buscando os hospitais por conta do novo coronavírus. São dois pontos que precisamos avaliar e rever”.

O frio

“Muita gente fala que o Sul vai ter problemas agora pela chegada do frio, mas, pelo que deu para observar até o momento, o vírus não tem diferença de contágio, seja no frio ou no calor”.

Economia e pós-crise

“A economia não vai voltar ao seu ritmo normal simplesmente por alguém quer. Não é porque o governador vai assinar um papel que as pessoas vão se sentir seguras e voltar para as ruas. As pessoas estão com medo, estão guardando o dinheiro e vão voltar a se sentir seguras quando o cenário for menos turbulento. O que temos que parar é de tratar esse assunto politicamente. Quanto ao pós-crise, acredito que ela vá até julho. Vamos ainda viver com cuidados maiores, com o uso de máscaras. Esse será o novo normal”.

Michels

O vereador e pré-candidato a prefeito de Içara, Alex Michels, está adotando medidas para seguir os debates com os munícipes mesmo em tempos de pandemia. De forma online vem conversando, trazendo assuntos pertinentes à cidade, e na quinta-feira (14), no Instagram e Facebook, apresentou um possível projeto para o município pensando no futuro.

Leitos

Governo do Estado se comprometeu a enviar quatro kits com respiradores para que o hospital Regional de Araranguá possa implantar mais quatro leitos de UTI para atender pacientes de Covid-19. Com isso, o Regional chega de fato aos 10 leitos de UTI para coronavírus.

Eleições

Plenário do Supremo Tribunal Federal determinou ontem que o calendário para a eleição deste ano está mantido. Com isso você vai mesmo as urnas no dia 4 de outubro para eleger prefeito e vereadores. Claro que a campanha será diferente, muito mais virtual que presencial, mas vai ter eleição. TSE ainda pode rever a decisão e mexer em datas. “Mas se houver adiamento vai ser por tempo mínimo”, afirma o ministro Luiz Roberto Barroso, que no final deste mês assume o Tribunal Eleitoral.

Cronograma

Confirmando o que havia sido antecipado durante a semana, o Governo Federal divulgou ontem o cronograma de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. Pagamento começa na próxima semana e vai ser feito de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário. Objetivo é evitar novas aglomerações em frente as agências.

Positivo

Vereadores de Criciúma voltaram da capital com sinalização positiva para a retomada das cirurgias eletivas. Ouviram que uma portaria será encaminhada ao Governo Estadual solicitando que, a partir do dia 25 de maio, haja o retorno de 50% das cirurgias eletivas de média complexidade. Outra boa notícia dessa ida a capital foi a informação de que o Hospital São José deve receber pelo menos mais 40 respiradores para auxiliar no combate ao Coronavírus e que também vão servir aos pacientes que precisam de respiração mecânica.