Nos bairros que concentram o maior número de focos, agentes de saúde e forças militares irão reforçar as visitas e orientações
Içara
Içara estará unida pelo combate e prevenção à dengue neste próximo sábado (16). Sob a coordenação da Vigilância Epidemiológica municipal, a programação inclui mutirões de limpeza em áreas públicas e privadas, distribuição de materiais informativos, além de orientações sobre como evitar o acúmulo de água parada, ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Atualmente, o município tem 35 focos do mosquito registrados e neste mês foi contabilizado um caso importado da doença. O paciente veio do interior do Paraná e já está recuperado. Os bairros que mais necessitam de atenção são o Raichaski, Jardim Elizabete, Centro, Jussara e Vila Nova.
“Nestes locais o trabalho será mais incisivo, com a participação dos agentes de endemias e das forças militares para reforçar as orientações, entrar em residências de difícil acesso e conferir de perto a situação”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Içara, Graziela Macarini Zuchinali.
“Os moradores têm um papel fundamental e estão convocados a participar do mutirão, eliminando a concentração de água parada em seus terrenos e imóveis. A dengue é um problema de saúde pública que afeta toda a comunidade. Precisamos unir forças para combatermos essa doença, adotando medidas preventivas em nossos lares e locais de trabalho. A participação de cada cidadão é imprescindível”, frisa o secretário de Saúde de Içara, Sandro Ressler.