Fim de Ciclo

Escrever esta última coluna no Gazeta é sempre simbólico, é o sacramentar de mais um fim de ano. Foi um ano de muitas expectativas na política, de desconfianças na economia, mas termina com um final feliz. A economia está reagindo, o comércio teve seu melhor Natal dos últimos anos, e as perspectivas estão melhorando. Agora é hora de projetar 2024, um ano marcado pelo processo eleitoral. A disputa terá Dalvania no PL em Içara, Luiz Laurindo com apoio total do MDB e do PSD. Em Criciúma, o PSD sinaliza Arleu, Ricardo Guidi firma o pé para ser candidato, também com MDB, PP e PT procurando uma brecha para surpreender. No Legislativo, deveremos ter algumas novidades e mudanças. Será um ano de muito trabalho, muita informação nos bastidores, e espero contar mais uma vez com sua leitura. Eu volto só dia 25 de janeiro. Até lá, bom descanso para todos.

Festa da Melancia

A comunidade de Campo Mãe Luzia em Içara faz os últimos ajustes para mais uma edição da Festa da Melancia. O evento, que começou há 58 anos, é um dos mais tradicionais da região. A festa será nos dias 5, 6 e 7 de janeiro e mantém na programação atrações como as olimpíadas rurais, concurso do maior comedor de melancia e leilão dos brindes arrecadados junto à própria comunidade. “Este ano as melancias são dos vizinhos. Nosso produto ficou sem condição de ser oferecido porque a chuva destruiu nossas plantações. Replantamos tudo, mas não vai ficar pronto a tempo. Mas a festa será feita com toda a animação de sempre”, explica Jairo Manoel da Silveira, o Jairinho, um dos organizadores do evento.

Mudanças

Com 27 votos a favor e 11 contra, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei Complementar que faz alterações na previdência dos servidores públicos estaduais. A matéria segue para sanção do governador. Entre as principais mudanças aprovadas está a separação do funcionalismo em dois fundos previdenciários: um fundo em repartição, destinado aos servidores ativos e inativos, denominado SC Seguro; e outro em capitalização, destinado aos funcionários que ingressarem no serviço público estadual a partir de janeiro de 2024.

Bom Ano

Apesar da queda no repasse do FPM aos municípios, 2023 está terminando com saldo positivo em Criciúma. A informação é do secretário de Fazenda Vagner Espindola. Em entrevista à Massa FM, ele destacou que ações realizadas pelo Paço reforçaram o caixa, permitindo o andamento de uma série de obras e o lançamento do programa acelera. Entre as ações, o secretário destacou o Refis, que injetou mais de 19 milhões no caixa do município.

Candidato

Vaguinho, aliás, fica mais três meses no Paço. Em abril, ele sai de cena para tentar seu primeiro mandato. “Estou pronto. Gosto de desafios e sei que tenho muito ainda para contribuir com a população, com nossa cidade”.

Grande Verão

Balneário Rincão ajusta o município para o início da alta temporada. A expectativa é que, a partir do Natal, o balneário seja invadido por veranistas e visitantes de toda a região. Segundo o secretário de Turismo Fernando Casagrande, a expectativa é de um verão com quebra de recordes de visitantes. Entre as atrações, destaque para os shows de Leandro Borges, Israel e Rodolfo e Diogo Nogueira. Todos os eventos são gratuitos.

O Último

Este será o último verão com Fernando Casagrande como responsável pelo Turismo do município, pelo menos nesse mandato. Ele deixará o cargo depois do Carnaval para disputar uma vaga no Legislativo. “Sei que posso ser um parceiro ainda maior para o desenvolvimento do Rincão e vou em busca dessa oportunidade”.