Vai evoluir

O governador Jorginho Mello anunciou ontem a abertura do processo de concessão patrocinada do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi – Aeroporto de Jaguaruna. Esta será a primeira proposta de parceria público-privada (PPP) da história do governo de Santa Catarina. A empresa que vencer a licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão do aeroporto, pelo prazo de 30 anos. Participam do processo a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e a Secretaria da Fazenda (SEF). A promessa e a expectativa é de que, com esse investimento, o aeroporto possa decolar e ganhar cada vez mais opções de voos e, por consequência, passageiros.

Falando em aeroporto

O regional de Forquilhinha também está na lista para receber voos comerciais. O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, aposta que o aeroporto tem totais condições de seguir competitivo. Resta saber se essa aposta vai mesmo se concretizar. Aqui, a intenção do prefeito também é repassar a gestão para a iniciativa privada.

Aprovada

A Proposta de Emenda à Constituição da Reforma Tributária vai para votação no plenário do Senado Federal. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta tarde, o texto da proposta por 20 votos favoráveis a 6. O relator da PEC, senador Eduardo Braga, negociou com parlamentares até o momento da votação. Ele incorporou mais de 260 emendas. A proposta prevê a unificação de impostos federais e estaduais em três novos tributos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Imposto Seletivo (IS), que incidirá sobre produtos prejudiciais à saúde.

Questionando

Paulo Ferrarezi (MDB) verifica com o chefe do Poder Executivo se há projetos em andamento para ampliar, além de melhorar, o atendimento da Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA). De acordo com o vereador, há crianças na fila de espera. O parlamentar tem focado nas questões de saúde para marcar sua atuação frente ao Legislativo.

Vagas

O governo do Balneário Rincão abriu ontem o período de matrículas para a rede municipal de ensino. Depois será a vez de abrir espaço para os novos estudantes. Em entrevista à Massa FM, a secretária de Educação Juci Fernandes lembrou que o número de alunos tem crescido consideravelmente em função do aumento de moradores na praia. Além do Rincão, quem também se prepara para o período de matrículas é a cidade de Içara. O prazo começa na próxima segunda-feira.

Uma referência

Neste sábado, 4, a Cooperaliança completa 60 anos de operação. Seis décadas de dedicação, inovação e compromisso com a comunidade. A história da cooperativa iniciou em 1963, quando durante uma assembleia na Câmara de Vereadores de Içara, um grupo de visionários se reuniu para fundar uma cooperativa que buscava suprir a crescente demanda por eletricidade na região. Essa reunião marcou o nascimento da Cooperaliança, uma empresa que desempenharia um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das comunidades. Durante esses 60 anos, a empresa passou por diversas transformações e desafios, sob a liderança de 15 presidentes, sendo o empresário Zefiro Giassi o primeiro e o atual presidente, Reginaldo de Jesus, o último a assumir o cargo.

Inovação

As inovações tecnológicas e o compromisso com a melhoria da qualidade do serviço oferecido aos seus consumidores sempre foram prioridade. No estado, a empresa foi pioneira na contratação de energia elétrica por meio de processo de licitação pública (leilão) em busca de uma tarifa mais justa. Na parte de infraestrutura, a subestação Rincão foi ampliada para dobrar a capacidade e atender aos balneários com ainda mais eficiência. O investimento nas redes é constante, somente nos últimos quatro anos foram investidos R$ 34,6 milhões, o que reduz perdas de energia e garante um fornecimento mais confiável.