O município dos eventos

A edição 2023 da Festa da Tainha terminou no domingo com recorde de público. Em entrevista à Massa FM, o secretário de Turismo Fernando Casagrande destacou que mais de 70 mil pessoas passaram pelo município nos três dias de evento. Casagrande também ressaltou que, a partir de agora, o município já começa a planejar um novo calendário de eventos. A intenção é movimentar o município com ações mensais. Além disso, a Secretaria de Turismo também já vai começar a traçar as metas da temporada de verão 2024. “Foi uma grande festa, um grande evento. Estamos muito satisfeitos e já trabalhando de olho nos próximos eventos. Temos que explorar ainda mais essa nossa vocação que movimenta a nossa economia”.

Surpreendeu

O bazar beneficente realizado com peças da ex-vereadora Tati Teixeira, que morreu no início do ano vítima de câncer, terminou no sábado com as metas superadas. O valor arrecadado deve ser oficializado ainda esta semana. Todo o recurso será dividido entre a Casa Guido e a Casa Maria Tereza. As entidades trabalham com pacientes de câncer e vão usar o dinheiro para destacar a importância do diagnóstico precoce da doença.

Faltantes

O município de Criciúma segue sofrendo com a ausência de pacientes em consultas e exames. Em entrevista à Massa FM, o secretário Acélio Casagrande explicou que pelo menos 30% dos pacientes agendados não comparecem. Ele ressaltou que isso gera prejuízo aos cofres públicos e aumenta a fila de espera pelos procedimentos. Segundo o secretário, uma campanha será reforçada para tentar conscientizar os usuários do SUS e reduzir as faltas.

Definido

O calendário letivo de 2024 em Santa Catarina já está confirmado. O início das aulas no ano que vem está marcado para o dia 15 de fevereiro – a data vale para escolas estaduais, e os municípios, que possuem regime próprio, têm autonomia para começar ou não na mesma data. Os professores começam um pouco antes, em 5 de fevereiro, para planejamento pedagógico.

Gripe

A Cidasc confirmou neste fim de semana o primeiro caso de gripe aviária em Santa Catarina. Desta vez, a contaminação não ocorreu em ave migratória e sim em uma criação doméstica, de fundo de quintal e para a subsistência. Em nota, a Cidasc garante que o caso não compromete a condição sanitária do estado de Santa Catarina e do país como livre de Influenza Aviária, já que os planteis comerciais ainda não foram atingidos. O órgão também vai reforçar a fiscalização em toda a região.

Desenrola

A partir desta segunda-feira, as instituições financeiras de todo o país poderão renegociar dívidas bancárias de pessoas físicas, por meio do programa Desenrola Brasil. Nesta primeira etapa, o programa permite que as instituições financeiras façam a negociação de cerca de 30 milhões de pessoas, da faixa 2, que têm renda mensal média de até R$ 20 mil. Elas podem negociar diretamente com os bancos, desde que as dívidas, de qualquer valor, tenham sido inscritas entre 2019 e 2022.

Incentivo

Em três meses de implantação, o programa de crédito Mão na Roda já atendeu 195 microempreendedores individuais de Criciúma. O programa da Administração Municipal, desenvolvido por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria Municipal da Fazenda, tem como instituição credenciada a Credisol Microcrédito Brasil. O benefício do subsídio é destinado, exclusivamente, ao Microempreendedor Individual (MEI) registrado em Criciúma.

PL reforça filiações

O PL do Balneário Rincão aproveitou a movimentação em torno da Festa da Tainha para realizar mais uma série de filiações. O objetivo é reforçar a legenda para a disputa eleitoral do ano que vem, quando o partido pretende ter o empresário Giorgio Bertan como candidato ao Governo do Rincão. O ato contou com a presença do deputado Jessé Lopes. Ele voltou a afirmar o apoio das principais lideranças da região ao projeto dos liberais. “Nós temos três deputados aqui na região e vamos trabalhar para fortalecer o partido. Não apenas nessa campanha, mas para estar na gestão durante oito anos ajudando o município”, destacou Lopes.