Indignação

Associação Catarinense dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina reagiu com indignação à decisão do Governo do Estado de ingressar na Justiça contra a emenda que garantia R$ 180 milhões extras para os hospitais filantrópicos do Estado. “Atendemos 70% dos catarinenses, mesmo com uma tabela SUS defasada. Essa decisão é muito danosa e muitos hospitais podem rever suas estruturas, reduzir atendimento. Temos muita preocupação e vamos tomar providências. Vamos contestar judicialmente esta ADIN para evitar o fechamento de serviços ou a redução deles”, argumenta o presidente da entidade, Altamiro Bitencourt.

Modelo

Ministro Sérgio Moro cumpriu roteiro ontem em Santa Catarina e conheceu de perto o sistema prisional de Santa Catarina. Ele deixou o Estado fazendo elogios ao sistema implantado e afirmou que ele pode servir de modelo para o Brasil. Não é a primeira vez que o modelo adotado no Estado recebe elogios. Nos últimos anos, a então secretária Ada de Lucca recebeu representantes de diversos estados e de outros países para conhecer de perto o que vem sendo aplicado por aqui.

A executiva do MDB de Santa Catarina

Ada de Lucca e Luiz Fernando Cardoso Vampiro, representam o Sul de Santa Catarina na executiva do partido. Eleito no último fim de semana, Celso Maldaner tem dito que seu maior desafio é reunificar e reorganizar o partido de olho no pleito do próximo an

Mulheres

Vereadora Edna Benedet esteve nesta semana conversando com integrantes do projeto Amora da Unesc. Principal objetivo do encontro é encontrar subsídios para atendar as mulheres vítimas de violência. “Nosso principal foco é trabalhar na educação para garantir que esses índices possam ser reduzidos gradativamente. Esse é um assunto que infelizmente tem preocupado cada vez mais pelos índices crescentes”, ressalta a parlamentar.

Planejamento

Unesc dedicou a semana a um amplo planejamento para definir as próximas ações da universidade. O grande destaque dessa ação é a participação de todos que integram a instituição. “Poderíamos discutir isso em gabinete, tomar as ações apenas na estrutura da reitoria, mas ampliamos o debate com todos que vivem a universidade para dar a eles esse sentimento de pertencimento da Nossa Universidade”, explica a reitora.

Definido

Governo de Criciúma apresentou proposta na tarde de ontem aos servidores de Criciúma e a proposta acabou aprovada no início da noite, durante assembleia da categoria. “Não foi aprovada porque era uma proposta excelente, mas foi aprovada porque os servidores entenderam que diante da conjuntura atual era o possível. Além disso, o governo manteve a possibilidade de diálogo ao longo do ano para avançar em outros pontos”, explica a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Criciúma, Jucélia Vargas.

Fim de semana para celebrar

Celebrar a festa da cidade. Agromel segue ao longo de todo o fim de semana dando vazão e destaque a tudo que vem sendo produzido pela cidade e ajudando a transformar Içara em referência em crescimento e desenvolvimento para toda a região. “Somos destaque na agricultura, no mel, nos descartáveis, na produção de sorvetes e picolés em implementos rodoviários e em vários segmentos que ajudam a município a ser o que mais cresce. A festa quer mostrar isso e celebrar com toda a cidade o bom momento”, explica o prefeito Murialdo.

Caminhando

Processo de debate detalhado sobre o Plano Diretor na Câmara de Içara está concluído. Agora os parlamentares vão avaliar as sugestões apresentadas. Vereador Toninho de Mello tem dito que a meta é aprovar a proposta ainda este ano.

Privatização

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (7) que a privatização dos Correios ganhou força em seu governo. A manifestação foi postada em sua conta oficial no Twitter. Para ele, a menor participação do Estado pode melhorar e baratear os serviços públicos.  “Serviços melhores e mais baratos só podem existir com menos Estado e mais concorrência, via iniciativa privada. Entre as estatais, a privatização dos Correios ganha força em nosso Governo”, tuitou. Não é a primeira vez que o presidente se manifesta a favor da privatização da estatal. Em abril, ele havia autorizado estudos para a desestatização da companhia.

Leis de trânsito

Bolsonaro foi questionado por jornalistas sobre seu projeto de lei que prevê mudanças em regras de trânsito, entre elas o fim da exigência do exame toxicológico para caminhoneiros e motoristas de ônibus. Ele disse que esse exame tem “efetividade nula”. “Se o parlamento entender de forma diferente, mantenha como está, sem problema nenhum. Eu não sou o dono das leis”. Sobre o fim da multagem para motoristas que levam crianças fora de cadeirinhas, Bolsonaro disse que cabe aos pais zelar pela segurança delas. “Não é porque não está na lei que vou deixar meu filho ou minha filha fazer o que bem entender ou conduzi-lo de forma irresponsável dentro do carro”.